Serviços para Empresa

Passo 1 . Planeje seu negócio

Defina a atividade da sua empresa

investidor deve definir qual a sua atividade econômica de acordo com o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE). Também será importante definir, no momento da Consulta Prévia, o código de classificação da Prefeitura (estabelecido no Decreto Municipal no 45.817/2005).

Código Nacional de Atividade Econômica

CNAE é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país. A CNAE é a classificação nacional de atividade econômica, composta de 7 (sete) dígitos, que consta do cartão CNPJ emitido pela receita federal. Esse código é responsável por descrever a atividade econômica principal da empresa.

Para definir qual o CNAE da sua empresa, pode-se pesquisar o tipo de atividade no site doIBGE, selecionando a classificação “CNAE 2.1 Subclasses”, ou acessando a Tabela CNAE.

Código de Classificação da Prefeitura

As atividades de empreendedores no município de São Paulo são classificadas como Categoria de Uso Não Residencial (NR), de acordo com o Decreto Municipal nº45.817/2005. A Categoria de uso Não Residencial – NR é dividida em quatro subcategorias de uso:

• NR1: atividades compatíveis com a vizinhança residencial;
  • NR2: atividades que não causam impacto nocivo à vizinhança residencial;
  • NR3: atividades de caráter especial por natureza ou potencialmente geradoras de impacto de vizinhança ou ambiental;
  • NR4: atividades que podem ser implantadas em áreas de preservação, conservação ou recuperação ambiental.

O código do SISACOE já inclui a NR da atividade econômica. O código mais adequado a sua empresa deverá ser selecionado em uma lista no momento da realização da Consulta Prévia, procedimento imediatamente anterior à obtenção da Licença de Funcionamento e que mostra a viabilidade de se realizar o processo de licenciamento por via eletrônica.

Escolha o local e o nome do seu negócio

Após pensar em um nome adequado para a sua empresa, conforme suas preferências, é necessário pensar na localização. Dentro da cidade de São Paulo, há uma vasta gama de opções para o investidor buscar o seu local ideal. Sugerimos que se identifique o local de acordo com o perfil da sua empresa e o setor em que a mesma atua. Em São Paulo, existem polos que concentram a atividade de um determinado setor – por exemplo, o setor de telecomunicações fica localizado na região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na zona sul, enquanto há um movimento para que empresas de TIC se localizem no Centro e na Zona Oeste. Também é importante buscar incentivos fiscais para determinadas atividades e regiões. Por fim, pode-se considerar onde estão localizados os principais lançamentos comerciais da cidade, o que pode ser analisado no site da Infocidade.

Defina o tipo de empresa

São diversos os tipos de empresa que podem ser abertas na Junta Comercial do Estado de São Paulo, como o Microempreendedor Individual (pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário) ou as Sociedades Limitada e Anônima. Para saber mais sobre cada forma jurídica, visite a página da SP Negócios.