Terça-feira, 29 de Outubro de 2019

4ª Conferência Municipal de Juventude de São Paulo; veja a programação

Horário: 00:00
A abertura do evento acontece no dia 1º de novembro, das 18h às 22h, no Salão Nobre do Theatro Municipal (Praça Ramos De Azevedo, s/n)

Com o tema “Novas Perspectivas para Juventude: Cidadania e Desenvolvimento Sustentável na cidade de São Paulo”, acontece entre os dias 1, 2 e 3 de novembro a 4ª Conferência Municipal de Juventude, que pretende engajar a participação social e fortalecer as políticas públicas para os jovens da capital.

A abertura do evento acontece no dia 1º, das 18h às 22h, no Salão Nobre do Theatro Municipal (Praça Ramos De Azevedo, s/n), e contará com a presença de representantes da sociedade civil e poder público das diversas esferas que tangem a juventude.

Os outros dias da programação serão realizados no CEU Heliópolis (Estr. das Lágrimas, 2385), sempre com início às 8h e encerramento às 18h. Poderão participar do evento os jovens inscritos previamente via formulário virtual, todos com idade entre 15 e 29 anos residentes na cidade de São Paulo, que deverão levar documento com foto.

A Conferência visa abordar - incorporando as diversas representatividades da cidade - os caminhos que uma política de juventude deve seguir para romper as barreiras da desigualdade de oportunidades e, até mesmo, de existência. Para isso, tomando como referência os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram definidos 7 eixos temáticos para discussão e elaboração de propostas durante o evento:

Eixo 1 - Saúde e Bem-estar: eixo este alinhado com o ODS 3.

Eixo 2 - Educação de Qualidade: eixo este alinhado com o ODS 4.

Eixo 3 - Igualdade de Gênero: eixo este alinhado com o ODS 5.

Eixo 4 - Trabalho Decente, Inovação e Crescimento Econômico: eixo este alinhado com o ODS 8 e o ODS 9.

Eixo 5 - Redução das Desigualdades: eixo este alinhado com o ODS 1, o ODS 2 e o ODS 10.

Eixo 6 - Cidade Sustentável, Meio Ambiente e Moradia Digna: eixo este alinhado com o ODS 6, o ODS 7, o ODS 11, o ODS 12, o ODS 13, o ODS 14 e o ODS 15.

Eixo 7 - Paz, Justiça, Parcerias e Instituições Eficazes: eixo este alinhado com o ODS 16 e o ODS 17.

A etapa municipal da Conferência de Juventude, além de fornecer subsídios para evolução de políticas, programas e planos para os jovens na cidade de São Paulo, é parte preparatória da 4ª Conferência Estadual de Juventude e a 4°Conferência Nacional de Juventude.

Para saber mais, acesse o site http://bit.ly/4confjuventudesp

Agenda 2030 da ONU

Em 2020, restarão apenas 10 anos para que os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados na Agenda 2030 da ONU, sejam alcançados. Assim, torna-se imprescindível que os governos locais, com o auxílio da participação social, elaborem políticas públicas visando o cumprimento dessas metas, interligando os ODS com o que preconiza o Estatuto da Juventude.

A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação para as pessoas e para o planeta, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), subdivididos em 169 metas. Esta agenda, estipulada em 2015, foi construída sob o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, visando efetivar as metas que não foram concluídas.

Pautando-se nas três dimensões do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental - os objetivos visam, principalmente, a luta pelos direitos humanos a todas (os), a preservação do meio ambiente e a redução das diversas formas de desigualdade.

4ª Conferência Municipal de Juventude de São Paulo

01/11, das 18h às 22h
Salão Nobre do Theatro Municipal (Praça Ramos De Azevedo, s/n)

02 e 03/11, das 8h às 18h