Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016 | Horário: 11:59

Ações da Prefeitura beneficiam bairros de Parelheiros e Marsilac

A requalificação da Estrada Municipal Rural Bela Vista e Ponte Alta, inaugurada nesta sexta-feira (12), faz parte de um conjunto de benefícios que os bairros do extremo sul da capital recebem após a criação, pela Prefeitura de São Paulo, do Polo de Ecoturismo de Parelheiros e das áreas rurais nos distritos de Parelheiros e Marsilac.

O prefeito Fernando Haddad participou nesta manhã, com o governador Geraldo Alckmin, da entrega de obras viárias na região de Marsilac que beneficiam 50 agricultores e possibilitam o acesso a pontos turísticos das Áreas de Proteção Ambiental Bororé-Colônia e Capivari-Monos. O objetivo da parceria é incentivar o desenvolvimento sustentável da região.

“Vamos combinar a geração de emprego, renda, oportunidades e educação com a preservação ambiental, da qual depende toda a metrópole. Os investimentos que estão sendo feitos têm este norte. Com a criação do polo de ecoturismo e com o resgate da área rural com o novo Plano Diretor, vai melhorar para o pedestre, com as calçadas, para o ciclista, com as ciclorrotas e ciclovias, e para o carro, com infraestrutura e sustentabilidade”, afirmou Haddad.

Por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, os cerca de 13 km da Estrada Bela Vista e Ponte Alta, em Marsilac, foram incluídos no Programa Melhor Caminho, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. A via rural recebeu obras de cascalhamento, alinhamento, alargamento e drenagem, executadas entre outubro de 2015 e janeiro deste ano.

O programa estadual procura melhorar a condição de vias rurais, sem prejudicar o meio ambiente. “Nas áreas de proteção ambiental não é permitido asfaltar, por isso nós trouxemos o programa Melhor Caminho. Eram áreas de difícil acesso, apenas por jipe, e hoje qualquer carro pode acessar o Parque Estadual Serra do Mar. Vamos agora fazer mais 2,4 quilômetros até o Núcleo Curucutu”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O investimento do Governo do Estado foi de R$ 2.626.317,51, com contrapartida de R$ 301.358,44 da Prefeitura, referentes ao licenciamento. O convênio, assinado em março de 2015, é a primeira ação do Programa Melhor Caminho na capital e foi permitido pela aprovaçãoda Lei 16.050/2014, que instituiu o novo Plano Diretor Estratégico (PDE).

O plano aprovado em 2014 restituiu as zonas rurais na cidade de São Paulo, que haviam sido extintas no PDE anterior, de 2002. No extremo sul, ela abrange áreas dos distritos de Parelheiros, Grajaú e Marsilac. A demarcação permitiu que a Estrada Bela Vista e Ponte Alta fosse beneficiada pelo Programa Melhor Caminho, que é destinado apenas à recuperação de vias rurais de terra.

A Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo outras ações no entorno dessa estrada. Uma linha rural gratuita, que fará um trajeto de nove quilômetros em Marsilac, deve ser implantada até abril, com investimento de R$ 360 mil. O percurso passa por uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A região também receberá em 2016 um novo hospital. “O principal investimento na região é o Hospital de Parelheiros, que já está na última laje e que será entregue entre julho e setembro, atendendo uma demanda histórica na região. Isso também dá segurança para os turistas virem para cá”, disse Haddad. O hospital é o primeiro da Prefeitura no bairro e vai beneficiar mais de 200 mil pessoas. Com investimento de R$ 148,3 milhões, o novo equipamento contará com 255 novos leitos, maternidade, pronto-socorro, Hospital Dia, Hospital Escola e Centro de Apoio e Diagnóstico, gerando aproximadamente 2.000 vagas de empregos.

Turismo
Para atrair visitantes ao polo de ecoturismo, está sendo criada uma rede de 150 quilômetros de rotas de cicloturismo, com previsão de entrega para o final do primeiro semestre. O investimento é de R$ 370 mil, e os primeiros 12 quilômetros devem ficar prontos em março. No mesmo mês, será concluída a requalificação de outros 90 quilômetros de estradas rurais na região (R$ 11 milhões de investimento), dos quais 40 quilômetros já foram executados.

Essas ações fazem parte do projeto de criação e desenvolvimento do Polo de Ecoturismo de Parelheiros, que envolve 14 secretarias municipais, parcerias com o Governo do Estado e outras fontes e um investimento total de mais de R$ 108 milhões.

O Posto de Informações ao Turista foi reinaugurado em janeiro após reforma, e um Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável na região está em contratação. Entre outras ações já finalizadas estão a implantação de sinalização urbana e de serviços, o treinamento para o atendimento dos visitantes e a criação da Agência São Paulo de Desenvolvimento de Parelheiros e da Superintendência de Defesa Ambiental.

Crédito: Cesar Ogata/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9