Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016 | Horário: 19:02

Central manual de triagem processa 110 toneladas de recicláveis por mês

Cooperativa Vira-Lata, parceira da Prefeitura, é responsável pela coleta seletiva no distrito de Rio Pequeno, na zona oeste. Central receberá reforma e novos equipamentos
1433468-Central de Reciclagem Butantã

Em parceria com a Prefeitura, a Central Manual de Triagem Raposo Tavares I processa mensalmente 110 toneladas de recicláveis no Rio Pequeno, zona oeste. O bairro é um dos 40 distritos em que a coleta seletiva é realizada por cooperativas de catadores, remunerados para recolher, armazenar e beneficiar resíduos sólidos. A estrutura passará por obras de manutenção e ganhará novos equipamentos, com investimentos de R$ 550 mil.

“Nós já temos capacidade instalada para reciclar mais de 10% do resíduo produzido. Agora o trabalho que precisa ser feito é junto à sociedade, para que isso se torne um hábito. Nós credenciamos as cooperativas para estar em todos os distritos”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, em visita ao local no último dia 15 de setembro.

O serviço de coleta seletiva é realizado em todos os distritos da cidade, pelas concessionárias Loga e Ecourbis ou pelas cooperativas credenciadas. Para saber como funciona o esquema de recolhimento de recicláveis no seu bairro, o cidadão pode consultar a página SP Cidade Limpa. “A população pode olhar na página da Prefeitura o horário que passa o caminhão. Se cada um depositar o lixo seco para a coleta seletiva, ao invés de ir para o aterro, os resíduos vão para uma das centrais de triagem”, explicou Haddad.

Além dos benefícios ambientais da reciclagem, a coleta seletiva na cidade produz ganhos sociais, porque gera renda para os catadores. No início de 2016, foi firmado um contrato inédito que permite à Prefeitura remunerar os catadores pelo recolhimento dos materiais. Na Cooperativa Vira-Lata, trabalham 49 pessoas, com remuneração média mensal de R$880,00.

Atualmente, os serviços dos catadores atendem cerca de 5 milhões de pessoas. A Prefeitura investe mais de R$ 4 milhões por ano na remuneração de mão de obra para as cooperativas. Além disso, mais R$ 10 milhões são aplicados em caminhões, equipamentos de segurança (EPIs), uniformes e galpões.

Na Central de Triagem Raposo Tavares I, está prevista a manutenção dos sistemas elétrico e hidráulico e pintura. O local receberá também a instalação de equipamentos rasga-sacos, balístico, esteiras, prensa e triturador de vidro. Além de adequações na área externa, o galpão terá sinalização horizontal, tela de proteção para pombos, novos refletores, fosso e piso. As obras acontecerão no primeiro semestre de 2017.

Reciclagem
As diretrizes para a gestão de resíduos sólidos na cidade estão organizadas no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo (PGIRS), documento elaborado de maneira participativa com entidades e cooperativas. Em 2014, a Prefeitura inaugurou duas centrais mecanizadas, com capacidade para processar 500 toneladas de recicláveis por dia, um processo pioneiro na América Latina. Os equipamentos, localizados na Ponte Pequena e em Santo Amaro, receberam investimentos de R$ 59 milhões, sem custo para a Prefeitura, pois as concessionárias Loga e Ecourbis são responsáveis pelos empreendimentos, como parte de obrigações do contrato de prestação do serviço de coleta de lixo na cidade.

Em 2013, a coleta seletiva de resíduos sólidos era realizada em 75 distritos, sendo que em apenas 14 deles a coleta era universalizada (atingindo todas as ruas). Em 2014, dez novos distritos passaram a contar com coleta seletiva e mais 40 tiveram a coleta universalizada. Na agenda ambiental da cidade está ainda a reutilização dos resíduos orgânicos por compostagem, para redução da quantidade de materiais enviados aos aterros sanitários.

A cidade de São Paulo produz, diariamente, cerca de 20 mil toneladas de resíduos, dos quais aproximadamente 12,5 mil toneladas são da coleta domiciliar. Deste montante dos resíduos da coleta domiciliar, cerca de 35% é resíduo seco com possibilidade de ser reciclado.

Coleta seletiva chegará a todos os distritos de São Paulo
Cidade ganha segunda central mecanizada de triagem de resíduos sólidos e triplica capacidade de reciclagem
São Paulo dobra capacidade de reciclagem com primeira central de triagem mecanizada da América Latina
Centrais de triagem automatizadas ampliarão reciclagem de resíduos na cidade