Terça-feira, 11 de Abril de 2017

Centro Dia para Idoso é inaugurado oficialmente em Pinheiros

Espaço tem como objetivo estimular a autonomia e convivência dos idosos por meio da prática de atividades físicas e oficinas
922902-Inauguração do Centro de Atendimento ao Idoso - Pinheiros

O prefeito em exercício, Bruno Covas, inaugurou oficialmente nesta terça-feira (11) mais uma unidade do Centro Dia para Idoso. Localizado na Rua Galeno de Almeida, 567, o local atende diariamente 30 idosos, que foram encaminhados após passar por atendimento nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). No espaço, que já está em funcionamento desde o último trimestre de 2016, os beneficiários podem praticar atividades físicas e participar de oficinas.

“Este espaço é um exemplo da boa gestão, que mostra a parceria entre a sociedade, que se organiza e quer resolver seus problemas, com a Prefeitura, que precisa prestar serviços de qualidade com os impostos que são pagos”, disse Covas.

O Centro Dia é destinado a idosos que possuem algum comprometimento em sua autonomia. O local recebe, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade para atividades lúdicas e terapêuticas, exercícios físicos e cuidados diários. Toda alimentação é preparada atendendo às necessidades nutricionais dos idosos, que recebem café da manhã, almoço e dois lanches.

“Eu tenho certeza que muitas vidas já estão sendo transformadas por este equipamento, que irá transformar ainda mais vidas para o bem”, afirmou o secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Felipe Sabará.

Após passar todo o dia no centro, os idosos retornam para suas casas, o que favorece a manutenção de uma vida mais ativa e saudável, sem a perda dos laços familiares. “Aqui eu sou muito bem tratada, com carinho e é muito bom, porque antes passava o dia inteiro em casa na frente da televisão. Agora meu filho me traz de manhã, eu me exercito, faço novas amizades. Não sei o que seria de mim sem ele”, disse a beneficiária Lourdes Maldonado.

Para ser atendido, o idoso é encaminhado por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), após passar por uma avaliação social e de saúde. Atualmente a capital paulista conta com 16 Centros Dia para atender a população idosa.

Para prestar um atendimento de qualidade, a unidade de Pinheiros conta com mais de 20 profissionais, como psicólogos, nutricionistas, cozinheiros e enfermeiros.  O local oferece ainda oficinas de geração de renda, atividades físicas e culturais para adolescentes, jovens e pessoas com deficiência que moram na região. Eles também interagem com os mais velhos.

O complexo inaugurado é administrado em parceria com o Centro Assistencial de Motivação Profissional (Camp) e recebe mensalmente o repasse de R$ 77 mil da Prefeitura.

Serviço:
Centro Dia e Núcleo de Convivência de Idoso - Pinheiros