Notícias

Com duas ações concluídas, SP Cidade Linda já retirou mais de 15 toneladas de lixo da capital

Na Avenida Paulista, programa contou com ação de 787 funcionários e a utilização de 90 equipamentos

De Secretaria Especial de Comunicação

Em duas semanas de operação, o programa de zeladoria urbana São Paulo Cidade Linda já conseguiu retirar das vias da cidade mais de 15 toneladas de lixo. Realizado até a última quarta-feira (11) na Avenida Paulista, a segunda ação do projeto contou com a colaboração de 787 funcionários e a utilização de 90 equipamentos.

Entre os trabalhos realizados na via mais conhecida da cidade estão a limpeza de 133 bocas de lobo e 65 bocas de leão, cinco desobstruções de galerias, troca de duas tampas de bueiros, retirada de 3,1 toneladas de lixo, além da retirada de faixas, cartazes e pichações. Também foram tapados 32 buracos, realizadas 31 obras de conservação de passeios e calçadas, além de uma obra de manutenção em muretas de jardineiras e duas reformas de acessibilidade.

O serviço ainda incluiu a lavagem dos monumentos Anhanguera (Parque Trianon), Francisco Miranda (Praça do Ciclista), Índio (Praça Oswaldo Cruz), Plexus (Praça Oswaldo Cruz), Thomson Alva Edson (Praça Marechal Cordeiro de Farias) e Arcos (Praça Marechal), além da limpeza dos túneis José Roberto Fanganiello Melhem e Noite Ilustrada.

Para realização de toda a limpeza, foram utilizados 144 metros cúbicos de água de reuso e 940 litros de produtos químicos.

Paulista Mais Verde
Além de toda a limpeza, o SP Cidade Linda na Avenida Paulista ainda realizou a poda de 190 árvores e a remoção de outras 10, que estavam mortas. Também foram plantadas 12 mudas de árvores, 1.900 mudas de grama amendoim, 976 mudas de azaléas e oito obras de conservação em, aproximadamente, 6.500 quadrados de áreas jardinadas.

Também foram instaladas seis unidades de PEVs – Pontos de Entrega Voluntária.

Operação Nove de Julho
Na Avenida Nove de Julho, onde foi realizada a primeira operação do Programa SP Cidade Linda, 1.159 funcionários trabalharam no serviço de limpeza urbana com a utilização de 146 equipamentos.

Entre as ações realizadas no local, estão a limpeza de 249 bocas de lobo e 167 bocas de leão, a desobstrução de três galerias, a retirada de 12 toneladas de lixo, a poda de 409 árvores e a remoção de 18 árvores mortas ou de tocos.

Também foram tapados 18 buracos, realizadas 61 obras de conservação de passeios e calçadas, nove obras de manutenção em muretas de jardineiras; 62 intervenções em guias, sarjetas e sarjetões e a remoção de 36 pichações encontradas em paredes e passarelas ao longo da avenida. As equipes também realizaram a remoção de 97 faixas, panfletos e cartazes colocados de forma irregulares.

O serviço ainda incluiu a lavagem dos monumentos Ascensão Imigrante Italiano, Coração de Maria, Colhedor de Café e Chafarizes; e a limpeza dos túneis Max Feffer e Daher Elias Cutait (conhecido como túnel Nove de Julho).

Para realização de toda a limpeza, foram utilizados 489 metros cúbicos de água de reuso e 850 litros de desinfetante. Já na pintura de guias, paredes e passarelas foram utilizados 1.450 litros de tinta.

Além de toda a limpeza, o serviço de zeladoria na Avenida Nove Julho também realizou a instalação de 127 unidades das novas lixeiras e seis PEVs. Também foram plantadas 16 mudas de árvores e conservadas 20 áreas ajardinadas, o que representa, aproximadamente, 30 mil metros quadrados. 

Ações de trânsito
Tanto na Avenida Nove de Julho quanto na Avenida Paulista, a Companhia de Engenharia de Trafego (CET) realizou uma série de ações para a manutenção e troca de placas de regulamentação, advertência e orientação e a manutenção e repintura de sinalização horizontal em faixas exclusivas de ônibus, de travessia de pedestres e de retenção.

Na Avenida Nove de Julho foram lavadas, fixadas ou trocadas 300 placas de sinalização e repintadas 4.500 m² de sinalização de horizontal. A operação contou com a participação de 280 agentes de trânsito e 95 técnicos de sinalização.

Já na Paulista houve a revitalização de 146 totens, a recolocação de 42 placas de regulamentação, a repintura de 930 m² de sinalizações horizontais e a manutenção de 96 grupos focais veiculares/pedestres.  

Sobre o Programa
O São Paulo Cidade Linda tem como objetivo revitalizar áreas degradadas da cidade, por meio de serviços de zeladoria. O programa conta com representantes do governo, iniciativa privada e ONGs.

As ações do São Paulo Cidade Linda serão coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Obras, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente. Este fim de semana, o Programa acontecerá na Avenida 23 de Maio.

Leia mais:
São Paulo Cidade Linda chega neste sábado (14) à Avenida 23 de Maio
Prefeito participa de reunião operacional do programa Cidade Linda
Avenida Paulista recebe Programa São Paulo Cidade Linda
Prefeitura institui o programa “São Paulo Cidade Linda”

 

São Paulo na TV

Alimento Solidário

Ver agenda completa