Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2019 | Horário: 08:48

Conselheiros tutelares são escolhidos em eleição complementar

Os eleitores das regiões de Cidade Tiradentes e Pirituba foram às urnas novamente neste domingo (01/12) para escolher seus representantes, que vão zelar pelos direitos da criança e do adolescente de2020 a2024. Em Pinheiros e no Grajaú, houve votação em apenas em alguns pontos onde houve problemas na eleição do dia 6 de outubro.

Neste domingo (01/12) foram eleitos mais 30 conselheiros tutelares, totalizando 260 que tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020. A capital conta, ao todo, com 52 Conselhos Tutelares espalhados por toda a cidade, cada um com cinco conselheiros titulares e seus suplentes.

Confira a apuração deste domingo.

Atuação dos Conselheiros Tutelares

Os conselheiros tutelares atuam conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, em parceria com as escolas, organizações sociais e serviços públicos, fazem um importante trabalho de atendimento a crianças e adolescentes, para proteção de seus direitos.

Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, ou seja, uma vez criados, não podem ser extintos e subordinados a quaisquer outros órgãos estatais. Instituídos pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990, foram criados junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).