Segunda-feira, 28 de Novembro de 2016 | Horário: 10:14

Creche conveniada na zona norte oferece aulas de expressão corporal e de massagem Shantala

Conveniado desde 2003, CEI Lar de Crianças Ananda Marga tem como objetivo trabalhar a sensibilidade das crianças
708731-CEI Ananda Marga tem aulas de Ioga

É com a saudação indiana Namaskar que as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Lar de Crianças Ananda Marga ingressam na aula. Localizada no Jardim Pery Alto, na zona norte da cidade, a creche possui uma proposta pedagógica que vai além do letramento básico. Com sessões de massagem e aulas de expressão corporal, a direção da escola trabalha a sensibilidade das crianças com o intuito de levar mais equilíbrio, afeto e desenvolvimento corporal à vida delas.

“Nos preocupamos com a educação como um todo. Na aprendizagem, na alimentação, no que acontece fora da creche. E é preciso observar atentamente cada criança, porque se você vê apenas o todo de uma vez, você não observa nenhuma”, afirma Juscelina Carlos Silva Costa, diretora do CEI.

Com o aval das famílias, as sessões de massagem são realizadas duas vezes por semana e se baseiam na técnica Shantala, que busca desenvolver o lado sensorial das crianças, objetivando sua tranquilidade. O relaxamento também contribui para o alívio de cólicas e garante um sono mais gostoso. Além disso, o contato com as professoras torna os pequenos mais afetuosos, fazendo-os mais receptivos e com maior facilidade para se relacionar.

“As crianças de até três anos são geralmente agitadas. E esse tipo de atividade ajuda a dar tranquilidade. São crianças que hoje conseguem expressar os seus sentimentos. E o trabalho também é essencial para que os pais entendam a importância do carinho, do olhar, do ouvir, porque muitos não contam histórias, não abraçam seus filhos. E nós tentamos passar a eles a importância desses gestos. Porque a criança precisa ser amada, respeitada e valorizada”, explica Juscelina.

Também realizadas duas vezes na semana, as aulas de expressão corporal não se baseiam em nenhuma técnica profissional de yoga, mas, assim como a arte indiana, buscam desenvolver aspectos físicos e emocionais.

Para ministrar as aulas, as 12 professoras que trabalham no CEI receberam um treinamento específico da Associação Amurt Amurtel, mantenedora do espaço, com explicações da linha pedagógica e aulas básicas da massagem Shantala e de expressão corporal. A direção mantém um contato constante com os pais das crianças, esclarecendo os diferenciais do local antes da matrícula.

“No começo, eu estava cheia de dúvidas. Matriculei minha filha, mas sempre aparecia na escola fazendo várias perguntas”, afirma Suzanne Kelly Ferreira, mãe da aluna Mariana, de três anos, que está no CEI há um ano e meio. “Mas a equipe sempre teve muita paciência, e hoje eu percebo como a minha filha se desenvolveu aqui. Comparando ela com a prima, que tem a mesma idade, já percebo as diferenças. Ela, desde os dois anos, fala super bem. E saiu da fralda muito rápido. Acredito que esse desenvolvimento é graças às atividades realizadas na creche. E ela se tornou uma criança bastante carinhosa também”, conclui.

Desenvolvimento no prato
Além das aulas de expressão corporal e as sessões de massagem, o CEI Lar de Crianças Ananda Marga também possui um diferencial na alimentação. Com a supervisão de uma nutricionista, a unidade oferece às crianças uma dieta lactovegetariana, sem a adição de nenhum tipo de carne animal e sem a utilização de ovos.

Como substituto da proteína animal, o CEI oferece pratos ricos em proteína vegetal, como a soja. Refrigerantes e alimentos açucarados também são vetados na unidade –as refeições são acompanhadas de sucos naturais.

“As crianças gostam muito da alimentação. E as próprias mães sentem a diferença. Já tivemos aqui crianças que estavam desnutridas e que ganharam peso graças à alimentação oferecida na unidade. Muitos pais até perguntam o que a gente oferece de alimentação, porque os filhos passaram a se desenvolver melhor”, explicou Juscelina.

Ampliação do ensino infantil
O CEI Lar de Crianças Ananda Marga é conveniado à Prefeitura de São Paulo desde 2003. A creche conta com seis salas de aula, um refeitório, dois parques, três banheiros infantis e dois adultos, além da sala da secretaria e do almoxarifado. Atualmente, são atendidas 111 crianças entre zero e três anos de idade.

A Associação Amurt Amurtel, mantenedora do espaço, também é responsável por outras duas unidades de ensino: o CEI Universo Infantil, localizado no Jardim Guarani, e o CEI Jardim Ecológico Guarapiranga I, no Jardim Marquesa.

De janeiro de 2013 a setembro deste ano, a Prefeitura de São Paulo já criou 98.890 novas vagas de educação infantil. Deste total, 82.296 são destinadas ao atendimento em creche e 16.594 ao atendimento em pré-escola.

Foram implantadas 451 novas unidades de educação infantil, sendo 420 novas creches e 31 novas EMEIs. As creches são implantadas em imóveis construídos pela Prefeitura e em imóveis próprios ou locados pelas organizações da sociedade civil que mantêm parceria com a Prefeitura para atendimento em creche. As EMEIs integram a Rede Direta e são majoritariamente instaladas em prédios construídos pela Prefeitura

A Rede Municipal de Ensino tem atualmente 2.043 CEIs em funcionamento, que garantem matrículas para 284.318 crianças em creche. As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs – pré-escolas) garantem matrículas para outros 215.897 alunos em pré-escola. Assim, o atendimento na Educação Infantil garante matrícula para 500.215 crianças.

A universalização da pré-escola também está bem próxima. Em 30 de setembro de 2016, a demanda por pré-escola foi de apenas 2.022 crianças.

A demanda cadastrada por creche foi de 133.005, também a menor já registrada para o mês de setembro. Em setembro de 2012, a demanda cadastrada era de 174.213; no mesmo mês em 2013, era de 156.982; em 2014, era de 160.495; e, em 2015, era 145.864.