Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2016

Eleições para a escolha do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres acontecem neste domingo

Podem votar mulheres e transexuais a partir de 16 anos, moradoras e eleitoras da cidade de São Paulo, que estejam regulares com a Justiça Eleitoral

A eleição das novas representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM) acontecerá neste domingo (4), das 8h às 17h, em 16 subprefeituras do município. Podem votar mulheres e transexuais a partir de 16 anos  que sejam moradoras e eleitoras da cidade de São Paulo e tenham regularizado sua situação com a Justiça Eleitoral até 22 de setembro de 2016.

Criado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, o conselho é um organismo autônomo, consultivo e deliberativo de participação das mulheres da cidade de São Paulo no controle social e de formulação de ações e políticas públicas que integrem todas as mulheres na política, economia e cultura da cidade.

O conselho será composto por 50 mulheres: 25 representantes escolhidas pelo poder público municipal e outras 25 da sociedade civil, escolhidas por voto direto na eleição de domingo. Destas, serão 15 representantes de entidades, organizações e movimentos com atuação comprovada na temática de gênero e políticas para as mulheres e 10 representantes de todas as regiões da cidade, sendo duas da zona norte, três da zona sul, três da zona leste, uma da zona oeste e uma do centro.

As eleitoras deverão votar em três categorias diferentes, na seguinte ordem:

1. - O primeiro voto deverá ser dado a uma das entidades, organizações e movimentos sociais de caráter específico feminista;
  2. - O segundo voto deverá ser dado a uma das entidades, organizações e movimentos sociais de caráter misto;
  3. - O terceiro voto deverá ser dado a uma mulher, de acordo com a sua região. Exemplo: se você mora na zona leste, deverá escolher uma candidata que concorre a uma das cadeiras destinadas à representação regional da zona leste.

Para participar da eleição, é necessário comparecer a um dos locais de votação e apresentar RG e o título de eleitor. As mulheres imigrantes também podem votar na Subprefeitura da Sé, após cadastro prévio na página Eleitora Imigrante. O voto de mulheres transexuais será garantido, por meio de uma autodeclaração de gênero, que pode ser preenchida e levada no dia da eleição.

Detalhes sobre documentos necessários para a inscrição e o edital completo estão disponíveis na página do conselho.

Serviço: Eleições para Conselho Municipal de Políticas para Mulheres
Data: 4 de dezembro (domingo)
Consulte os locais de votação
Conheça a lista completa das candidatas