Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014 | Horário: 16:10

Faixas exclusivas aumentam velocidade dos ônibus e economizam tempo de usuários

A criação de faixas exclusivas para ônibus aumentou a velocidade dos coletivos e causou economia de tempo para usuários do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo, segundo estudos realizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Atualmente, São Paulo conta com mais de 440 quilômetros de vias segregadas à direita, sendo que desde janeiro do ano passado, com a operação “Dá Licença para o Ônibus”, foram implantados 357,5 quilômetros.

O transporte coletivo é um dos temas em discussão na Semana da Mobilidade 2014. Clique aqui e veja a programação completa das atividades.

Um estudo divulgado no início de dezembro do ano passado pela CET apontou que, em um universo de 291 quilômetros de faixas implementadas até então, a velocidade média dos ônibus havia crescido em 45,1%, saltando de 14,2 km/h para 20,6 Km/h. O segundo levantamento da CET divulgado no início de setembro mostrou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 66 trechos de faixas exclusivas implantados neste ano aumentou em 68,7%, passando de 12,4 Km/h para 20,8 Km/h. O levantamento apontou melhora da velocidade em todos os trechos pesquisados. A menor alteração foi o aumento de 7,8% da velocidade na Avenida Orlando Garcia de Oliveira, na zona oeste, e as maiores na Rua Voluntários da Pátria, com melhora de 269,4%, e na ponte do Jaguaré, com 317,3%. A economia média é de 38 minutos por dia, chegando a mais de quatro horas por semana. Em alguns itinerários, a vantagem é ainda maior.

De acordo com a SPTrans, mais de 2,3 milhões de passageiros são beneficiados diariamente com as novas faixas exclusivas, sem contar os atendidos pelos corredores à esquerda. Esse é o caso do ajudante elétrico, Ednei Soares, 33, que mora em Parelheiros, no extremo sul da cidade, próximo a Engenheiro Marsilac, e trabalha na região do Paraíso. Antes da implementação da via segregada no Corredor Norte-Sul, ele demorava mais de quatro horas para chegar ao trabalho e, depois da faixa exclusiva, o tempo de trajeto caiu para duas horas e meia. A faixa no Corredor Norte-Sul foi implementada em julho do ano passado e atinge um total de mais de 13 quilômetros de via.

“Foi muito bom e deveria ter mais [faixas]. Apesar de ainda ficar muito tempo no ônibus, agora, dá tempo de chegar em casa mais cedo, tomar uma cerveja ou tirar um lazer com minha filha de 12 anos, o que antes era impossível. Chegava e já estava na hora de ela dormir”, afirmou.

Veja aqui o estudo divulgado em dezembro do ano passado.

Veja o estudo divulgado no início de setembro deste ano.

Mudança cultural

Por conta do aumento das faixas exclusivas a partir do início de 2013, algumas pessoas optaram pelo ônibus como meio de transporte. A produtora de televisão, Marina Pereira, 24 anos, que mora na Vila Mariana e trabalha na região do Paraíso, foi uma das paulistanas que passou a utilizar os ônibus após a implementação das faixas exclusivas. “Depois das faixas, desisti do carro. Percebi que era mais rápido vir com o ônibus do que com o carro. É claro que tem problemas como a lotação, que é muito grande, principalmente, nos horários de pico, mas é uma opção mais rápida com certeza”, disse.

De acordo com a SPTrans, os ônibus municipais registraram 2,923 bilhões de passageiros em 2013, seis milhões de passageiros a mais do que no ano anterior.  Em 2012, a quantidade total de passageiros transportado caiu 24 milhões em relação a 2011. A expectativa é que o sistema transporte até o fim deste ano 2,937 bilhões de passageiros.

Táxis nas faixas

A Prefeitura liberou, no último dia 13, todos os 440 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus existentes na cidade e as que serão criadas pela Prefeitura aos mais de 33 mil táxis de São Paulo em qualquer horário e dia da semana. A liberação, que serve somente para veículos com passageiros, beneficiará mais de 500 mil de usuários por dia.

A decisão foi tomada após estudos apontarem que a velocidade dos ônibus não era prejudicada com uso das faixas pelos taxistas. A variação de velocidade média dos coletivos não passou de 6% de acordo com o levantamento.

Até então, os táxis só podiam circular em 71 quilômetros de faixas exclusivas após autorização emitida pela Prefeitura em abril deste ano. Na mesma época, o município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) proibindo os táxis de circularem nos corredores de ônibus nos dias úteis em horários de pico, entre 6h e 9h e também, entre 16h e 20h. A proibição nos horários de picos nos corredores continua valendo enquanto novos estudos estão sendo realizados.

Veja aqui o estudo que mostra o impacto dos táxis nas faixas exclusivas.

Dá Licença para o Ônibus

Desde janeiro de 2013, a Prefeitura de São Paulo implementou 357,5 quilômetros de faixas exclusivas pela operação "Dá Licença para o Ônibus", que visa dar mais velocidade aos coletivos e conforto aos passageiros.

No início do ano passado, o Programa de Metas 2013-2016 previa a implementação de 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro.

Até dezembro, 300 quilômetros de faixas exclusivas foram implementados na cidade. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus e 400 quilômetros de novas ciclovias.

Crédito: Fernando Pereira/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8