Domingo, 15 de Janeiro de 2017 | Horário: 12:01

M’ Boi Mirim recebe 2ª etapa do programa Calçada Nova - Mutirão Mário Covas

Programa para revitalizar calçadas com a ajuda da população chega ao Largo Piraporinha. Ação prevê a recuperação do passeio público de toda a capital, das periferias da cidade em direção ao Centro

O Programa Calçada Nova - Mutirão Mário Covas chegou neste domingo (15) à região de M’ Boi Mirim, na Zona Sul. A ação tem como objetivo promover, junto à população, a recuperação das calçadas de toda a capital. Assim como na primeira edição, no Itaim Paulista, o prefeito João Doria participou ativamente dos trabalhos, ajudando a retirar o entulho e a finalizar a obra em uma das calçadas. Ele ainda plantou uma árvore.

“Este é o segundo movimento do Calçada Nova, dentro dos Mutirões Mário Covas, em homenagem àquele que foi prefeito e com quem eu tive o privilégio de ser secretário. Agora o Bruno [Covas], seu neto, que lidera este movimento. Diferentemente do [SP] Cidade Linda, que é do Centro para a periferia, o movimento Calçada Nova é da periferia para o Centro. Todos os domingos, sem exceção, estaremos em bairros da periferia ajudando a fazer calçadas”, disse o prefeito.

Em M’ Boi Mirim, o mutirão começou pela Rua Inácio Dias da Silva, onde fica o Largo Piraporinha. Também estão previstas ações nas ruas Manuel Dias de Souza, Antonio Arienzo, Bento Leite da Silva, Domingos Afonso Sertão, Estevão Fernandes, Anhanduí Mirim, Amitaba, Teodósio de Saavedra, José Souto Maior, na Praça Essio Pavani e nas avenidas Luiz Gushiken e Bento de Souza.

Ao longo da semana, serão realizados nestes locais trabalhos de limpeza das bocas de lobo, de pontos viciados de lixo seco e das embocaduras dos córregos; pintura das guias e postes; corte do mato; poda de árvores; tapa-buracos; conservação do pavimento; instalação de guias rebaixadas para acessibilidade das calçadas e a conservação de áreas verdes. A ação contemplou a Casa de Cultura M’ Boi Mirim, que já teve sua calçada revitalizada.

A Prefeitura também fará um trabalho de conscientização com a população local sobre os horários da coleta de lixo. O bairro receberá ainda a Operação Cata-Bagulho, que recolhe pelas ruas materiais como móveis velhos, pedaços de madeira e metal.

“Ajudem São Paulo a ser uma cidade limpa e linda. Denunciem os pichadores, denunciem quem joga lixo na cidade, fora do local, denunciem quem estraga e mutila a cidade. Apoiem iniciativas solidárias, cooperadas, de pessoas que querem ajudar a cidade a ser uma cidade mais bonita para se viver”, disse Doria.

O Mutirão Mário Covas será realizado semanalmente. Nesta operação, que teve o apoio de empresas que prestam serviços à gestão municipal, participaram aproximadamente 130 pessoas da Prefeitura Regional de M’ Boi Mirim.