Sexta-feira, 5 de Maio de 2017 | Horário: 16:59

Maio Amarelo promove ações educativas voltadas à proteção do pedestre

Ao longo deste mês, outras iniciativas irão destacar um modal diferente para mostrar como os meios de transportes podem ser integrados
1255307-Oficina MobiLab _ Maio Amarelo

Com o objetivo de chamar a atenção para um trânsito mais seguro, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes realizou durante toda a semana ações educativas voltadas à proteção ao pedestre, em continuidade à programação do Maio Amarelo. Ao longo deste mês, outras iniciativas voltadas a outros modais serão realizadas para mostrar como os meios de transportes podem ser integrados. Veja a programação completa no site http://maioamarelo.prefeitura.sp.gov.br/

Como forma de estimular a cultura de inclusão na mobilidade urbana, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET) promoveu na última quinta-feira (4) uma ação na Avenida Paulista para que pessoas pudessem atravessar a faixa de pedestres com cadeiras de rodas ou com olhos vendados. Tudo para estimular os participantes a entender as dificuldades que cadeirantes e deficientes visuais encontram ao fazer travessias.

Esta iniciativa contou com a parceria da Fundação Dorina de Gouvêa Nowill, da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP) e do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (SindResbar-SP).

Na parte da manhã, mímicos se apresentaram em cruzamentos da região central como forma de conscientizar o público, de forma divertida e bem-humorada, sobre o respeito às leis de trânsito e também divulgar regras básicas de circulação, travessia e sinalização. Com gestos, os mímicos ensinam a importância de dar prioridade ao pedestre e de fazer a travessia sempre na faixa de segurança. Também estão previstas outras atividades, como oficinas, palestras, teatros e gincanas.

Maio Amarelo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, participará com mais de cem atividades no Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para discutir ações para tornar o trânsito mais seguro. Já o amarelo foi adotado para marcar esse mês em alusão à cor do conjunto semafórico que significa “atenção”, ou seja, a ideia é criar um mês para ter “atenção pela vida”.

Alguns monumentos da cidade vão ser iluminados na cor amarela pelo Ilume (Departamento de Iluminação Pública), entre eles, Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Monumento 80 Anos da Imigração Japonesa, além das pontes Estaiada e das Bandeiras. O prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, localizado no Centro da cidade, recebeu um laço amarelo na fachada. Veja mais informações