Notícia na íntegra

Sexta-feira, 17 de Março de 2017 | Horário: 15:08

McDonald’s adere ao programa Trabalho Novo

Parceria quer garantir oportunidade de trabalho e desenvolvimento profissional a moradores em situação de rua
918901-Ato de adesão da rede McDonald’s ao programa Trabalho Novo, com o diretor de comunicação do McDonalds no Brasil, David Grinberg, diretor de Recursos Humanos do McDonalds no Brasil, Marcelo Nóbrega, diretor de Relações Governamentais do McDonalds no Brasil, Fernando de Paula, consultor de Operações da Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda, Omar Youssif Sayed, secretários Eliseu Gabriel (Trabalho e Empreendedorismo), Sonia Francine e Filipe Sabará (Assistência e Desenvolvimento Social), Anderson Pomini (Justiça) e Fábio Santos (Comunicação) e Juan Quirós (Presidente da SPNegócios)

A Prefeitura de São Paulo anuncia nesta sexta-feira (17) uma parceria com a rede de restaurantes McDonald’s para garantir trabalho e desenvolvimento profissional a moradores em situação de rua. Inicialmente, serão oferecidas 100 vagas. A iniciativa faz parte do programa Trabalho Novo, que busca reinserir no mercado de trabalho pessoas que vivem nas ruas da cidade. Seis delas já começaram a trabalhar nos restaurantes da rede na capital paulista.

Todos os selecionados devem passar por uma capacitação socioemocional, com dinâmicas vivenciais realizadas pela ONG Rede Cidadã, que é especialista em geração de oportunidade de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Esse programa que nós estamos apresentando agora faz parte da nossa política social de geração de emprego e oportunidades para às pessoas em situação de rua. São 20 mil pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo”, disse o prefeito João Doria.

Os trabalhadores também passam por um treinamento durante os exercícios de suas funções para que possam seguir carreira dentro da rede. Os treinamentos são feitos nos próprios restaurantes, para que os selecionados aprendam na prática as funções que irão desempenhar. O objetivo é garantir que todos participantes tenham as condições necessárias para completarem seus ciclos de ressocialização.

Os moradores serão contratados, preferencialmente, em unidades próximas aos seus locais de moradia, para os cargos iniciais do restaurante, como manutenção e limpeza. Conforme se desenvolverem poderão ser promovidos, assim como ocorre com os demais funcionários. Os seis primeiros participantes são homens, com idade entre 36 e 44 anos, com escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto.

Um deles é Fernando Medeiros, 36 anos. “Há 10 dias eu não conseguia olhar ninguém de frente, a autoestima estava tão baixa que eu sentia vergonha. Hoje eu não tenho mais motivos para encarar as pessoas de cabeça baixa”, disse.

Segundo o presidente do McDonald’s no Brasil, Paulo Camargo, essa parceria com a prefeitura de São Paulo é uma das mais ousadas que a rede já fez com o poder público. “ Nós atendemos muita gente e precisamos de muita gente para trabalhar. Não poderia ser diferente apoiar uma causa tão nobre. O mais importante é ver o sorriso de volta na face desse brasileiro”, disse.

Desde o início do programa, 123 moradores em situação de rua já foram reinseridos no mercado de trabalho. Atualmente, o Trabalho Novo conta com 5.500 vagas que foram viabilizadas por meio de parcerias com empresas de diversos segmentos como a Unilever, G4S, Guima, Centro, McDonald’s, Sabesp, Ecourbis e Inova. A meta é conseguir trabalho para 20 mil pessoas em situação de rua até dezembro de 2017.

O programa conta com a parceria da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que tem feito a intermediação com os RHs de empresas que oferecem as oportunidades de trabalho para facilitar a contratação das pessoas em situação de rua.

McDonald’s
A rede McDonald’s (que é operada no Brasil pela Arcos Dourados) é conhecida por sua capacitação, desenvolvimento dos funcionários e oportunidade de carreira, principalmente de pessoas que buscam o primeiro emprego. Apenas na cidade, a rede emprega 11 mil trabalhadores, muitos deles conseguiram as vagas através dos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATes), da Prefeitura. 


Mais imagens: www.prefeitura.sp.gov.br/imprensa

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn