Sábado, 18 de Março de 2017 | Horário: 17:50

Moradores da Zona Leste de SP recebem duas Casas de Cultura

Espaços foram reabertos em novos imóveis para ampliar o atendimento e oferecer atividades de cultura e lazer aos moradores das regiões
710594- Inauguração da Casa de Cultura de Guaianases,na Zona Leste

As regiões de Itaim Paulista e Guaianases, na Zona Leste de São Paulo, receberam neste sábado (18) duas Casas de Cultura, que foram reabertas em novos espaços para ampliar o atendimento e oferecer atividades culturais e artísticas aos moradores das regiões.

O prefeito de São Paulo, João Doria, visitou nesta tarde a unidade de Guaianases, que há anos era reivindicada pela população, ao lado do secretário municipal de Cultura, André Sturm.

“A abertura desta casa aqui hoje é uma prova do nosso compromisso com as periferias e com a população. Eu tenho certeza que ela será muito importante para a cultura deste bairro, que é muito grande e tem pouquíssimas opções. É muito importante oferecer para as pessoas a possibilidade de se divertirem com cultura, com arte e com esporte perto de suas casas”, afirmou o secretário.

Casa de Cultura de Guiaianases
A Casa de Cultura de Guaianases foi inaugurada em 2009 após pedidos dos movimentos locais, mas estava fechada desde 2014. Agora, ela mudou de endereço e o espaço foi reformado para voltar a oferecer diversas atrações à comunidade como atividades de música, circo, saraus e apresentações.

O equipamento possui três salas para oficinas de arte, varanda coberta multiuso, sala administrativa, depósitos, copa, dois sanitários acessíveis e dois vestiários.

A abertura da casa contou com apresentações de grupos musicais da região, além de atividades de capoeira, saraus, danças urbanas, samba rock, curtas-metragens e circo.

Endereço:
Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Guaianases – Zona Leste.

Casa de Cultura do Itaim Paulista
Inaugurada em 1985, a Casa de Cultura do Itaim Paulista foi a primeira na cidade. Nestes 32 anos, o espaço revelou e apoiou diversos grupos locais e recebeu muitos artistas renomados, além de oferecer atividades de formação, como oficinas.

Para atender às exigências de acessibilidade, as atividades da casa foram transferidas para outro imóvel, melhor localizado, com um elevador e banheiros acessíveis. São três salas para oficinas de arte, mezanino para ensaios de dança e música, duas salas administrativas, salão para apresentações e exposições, ponto de leitura, copa e dois depósitos.

A programação de reabertura contou com a apresentação de Batucafro, grupo de cultura e afrobrasileira; a exibição do curta-metragem Amor, produzido pelo morador da região Cacau Ras, e o projeto do DJ Marcelo Mendes.

Endereço:
Rua Monte Camberela, 490 – Itaim Paulista – Zona Leste.

Casas de Cultura
As Casas de Culturas são locais que oferecem diversas atividades de formação e entretenimento, como oficinas, teatros, salas de literatura e músicas. Com as inaugurações, o município passa a contar com 18 equipamentos como estes espalhados por toda a cidade. Confira os endereços e as programações de cada espaço.