Nova Orientação Técnica ajuda a identificar perfis e competências para o atendimento ao público
Objetivo é melhorar a experiência da população na demanda por serviços e a valorização dos profissionais
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), aprovou e publicou, em novembro, mais uma Orientação Técnica da Política de Atendimento. O documento, revisto e validado pelo Comitê Municipal de Atendimento ao Cidadão (CMAC), descreve as competências necessárias para servidoras (es) e funcionárias (os) que trabalham com atendimento ao público.
A elaboração do documento foi uma parceria entre duas coordenadorias da SMIT: a de Atendimento ao Cidadão e Modernização dos Serviços Públicos (CASP) e a de Atendimento Presencial (CAP), responsável pelo gerenciamento das unidades do programa Descomplica SP, que aproximou o documento do cotidiano da gestão pública.
A Orientação aborda os perfis mais frequentes nas praças de atendimento e quais ações e ferramentas a gestão dessas equipes pode utilizar para cada perfil, visando melhorar a experiência da população na demanda por serviços e a valorização dos profissionais.
A expectativa é que a Orientação Técnica sirva para equipes de atendimento já formadas quanto para qualificar a formação de outras. O objetivo não é apenas abarcar funcionários(as) e servidores(as) da Prefeitura, mas também de empresas terceirizadas pelas Secretarias e Órgãos Municipais.
“Documentos como essa nova Orientação Técnica fortalecem a Política de Atendimento ao Cidadão e nos ajudam a montar times e valorizar os profissionais que estão na linha de frente do atendimento na cidade de São Paulo”, disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
A Orientação mais recente e outras já aprovadas estão disponíveis nos links abaixo: