Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017 | Horário: 16:24

Operação Cidade Segura realiza mais de 730 testes de bafômetro

Parceria da Prefeitura com a Polícia Militar fiscaliza condutores e veículos com o objetivo de deixar o trânsito mais seguro

A operação Cidade Segura realizou na madrugada desta quinta-feira (19) mais de 730 testes de bafômetro e cerca de 870 abordagens. Parceria da Prefeitura com a Polícia Militar, a ação realiza blitze com o objetivo de identificar motoristas que estejam alcoolizados, além de veículos roubados, sem a documentação em dia ou que não estejam em condições de trafegar. A cada semana, ações semelhantes serão realizadas em diferentes pontos da cidade e em dias e horários alternados.

O prefeito João Doria esteve na região da Avenida Paulista na noite desta quarta-feira (18) para acompanhar o trabalho em um dos pontos de bloqueio. Na ação desta noite, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) participou com dois guinchos, além de pátios para os veículos apreendidos.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta (19) pelo CPTran - Comando de Policiamento de Trânsito, esta última operação abordou 876 pessoas, fiscalizou 254 condutores, realizou 736 teste etílicos, sendo que apenas 41 condutores se recusaram a fazer a verificação. Também foram fiscalizados 170 veículos. No total, 88 condutores foram autuados e 24 veículos, removidos. Além disso, a equipe registrou 10 autuações por embriaguez e o recolhimento de 48 carteiras de habilitação e de sete documentos de licenciamento.

A primeira operação do programa, no último dia 6, atuou na Avenida Jorge João Saad (Zona Sul), no Parque da Juventude (Zona Norte), Avenida Atlântica (Zona Sul) e na Marginal Tietê. No total, foram mais de 300 pessoas envolvidas na operação. Na ação realizada na última sexta-feira (13), foram ativados 12 pontos móveis de fiscalização, com um efetivo de 133 homens e 29 viaturas. No total, 1.642 pessoas foram abordadas, 1.477 veículos fiscalizados e 2.371 testes do bafômetro realizados.

A iniciativa é articulada por meio de uma parceria da Prefeitura de São Paulo com o Governo Estadual para identificar motoristas que estejam alcoolizados, veículos roubados, sem a documentação em dia ou que não estejam em condições de trafegar. O “Cidade Segura” conta com equipes das polícias Militar e Civil. Além dos guinchos da CET, a Prefeitura integra as equipes de apoio, com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a estrutura da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT).