Quarta-feira, 29 de Março de 2017 | Horário: 14:27

Parceria entrega moradias a famílias de áreas de risco

Empreendimento construído na Zona Sul pelos governos estadual e federal recebeu investimentos de R$ 118,3 milhões. Moradores foram indicados pelo município
839756-Entrega de unidades habitacionais do empreendimento América do Sul

O prefeito João Doria participou nesta terça-feira (29) da entrega dos primeiros 192 apartamentos do programa Morar Bem, Viver Melhor, do governo estadual, para famílias de baixa renda no Grajaú, na Zona Sul. No total, o empreendimento irá beneficiar 1.188 famílias que foram retiradas de áreas de risco e de mananciais, indicadas pela Prefeitura para morar em um local próprio e seguro.

Na cerimônia, Doria entregou as chaves do novo apartamento a Janaina Pereira do Carmo. “Entregamos as chaves para as mulheres, porque elas sabem a importância da casa para as famílias, que vão cuidar, vão zelar e vão proteger os apartamentos”, disse o prefeito.

As unidades pertencem ao Loteamento América do Sul. O empreendimento recebeu o aporte de R$ 28 milhões da Casa Paulista, do governo estadual, e R$ 90,3 milhões do Governo Federal, pelo programa Minha Casa Minha Vida, totalizando investimento de R$ 118,3 milhões. “Unimos nossos esforços porque com R$ 76 mil é impossível fazer um apartamento aqui em São Paulo. Então nós completamos por apartamento R$ 23,6 mil do governo estadual. Isso possibilitou viabilizar o conjunto e melhorar a qualidade”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

N
o total, o empreendimento beneficiará mais de 4.700 pessoas. Os apartamentos são destinados a famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil, público alvo do programa da Casa Paulista. Foram beneficiadas famílias que viviam nas comunidades Alto da Alegria e Jardim Pabreu/ Prainha, Jardim Noronha e na Vila Rubi. As demais 996 habitações estão atualmente em fase de legalização.

As novas unidades contam com área total de 47,83 metros quadrados, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, acessibilidade, entre outras melhorias. “Queremos voltar aqui no futuro e ver todas essas árvores crescidas, as famílias se desenvolvendo e o cuidado de cada um de vocês com esta moradia, que é o patrimônio de suas famílias”, disse o ministro Bruno Araújo (Cidades).

O condomínio, distribuído em 99 blocos, conta com completa infraestrutura urbana, pavimentação, paisagismo, iluminação pública e redes de água, esgoto e elétrica, quadra poliesportiva, playground, área de lazer, centro comunitário, espaço para estacionamento e portaria.