Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2016 | Horário: 13:47

Parceria Público-Privada entrega 126 primeiras unidades que trarão população mais pobre para o Centro

Ação que envolve a Prefeitura, Governo do Estado e iniciativa privada prevê a construção de 14 mil unidades habitacionais na região central. Município colabora com terrenos ou R$ 20 mil por residência entregue
1934052-Entrega de Moradias do Residencial São Caetano da Parceria-Público Privada PPP da Habitação

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado entregaram na manhã desta quinta-feira (29), na rua Cantareira, região do Bom Retiro, as primeiras 126 unidades da Parceria Público-Privada (PPP) da Habitação. Firmada no início de 2013 entre município e Estado, a ação prevê a construção de 14 mil novas unidades habitacionais na região central da cidade, priorizando famílias de baixa renda, com objetivo de aproximar moradia e emprego.

As unidades são construídas pela iniciativa privada em acordo com o Governo do Estado, e a Prefeitura complementa com a aquisição do terreno ou R$ 20 mil por residencial entregue. Outras 91 unidades estão em obras na Alameda Glete, além de 1.202 que serão construídas no terreno da antiga rodoviária, próximo a praça Júlio Prestes.

Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o prefeito Fernando Haddad destacou que além da parceria com o Estado e a iniciativa privada, ao longo dos quatro anos, a Prefeitura avançou em programas próprios e mais de 80 mil unidades foram licenciadas pela atual gestão. Somente na PPP, a Prefeitura investiu R$ 400 milhões, além da cessão de terrenos  para construção de moradias.

“Esse gesto da Prefeitura de São Paulo diante de um Governo do Estado, que não é do mesmo partido, é um modelo para que outras parcerias sejam executadas por todo o Brasil.  O importante é que o povo de baixa renda possa morar em bairros de boa infraestrutura, como é o caso do centro de São Paulo, que tem de tudo. Aqui tem metrô, trem, teatro, bibliotecas e escolas. As pessoas tem que morar bem e o papel da Prefeitura não é só levar equipamentos públicos para a periferia, mas também trazer os moradores para onde eles já existem”, afirmou o prefeito.

Estiveram presentes ainda na cerimônia de entrega os secretários municipal e estadual da Habitação, João Sette Whitaker, e Rodrigo Garcia.