Sábado, 18 de Março de 2017 | Horário: 10:31

Parque municipal participa do Plantio Global que acontece neste domingo em 10 países

A Prefeitura de São Paulo abre aos portões do Parque Municipal Chácara do Jockey e incentiva a população a “esverdear” a cidade

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), das Prefeituras Regionais Vila Mariana e Butantã e dos Conselhos de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades), convidam para o Plantio Global. A ação, que acontece neste domingo (19), a partir das 10h, no Parque Municipal Chácara do Jockey, na zona Oeste, é colaborativa e comunitária e tem o objetivo de promover o plantio de árvores nativas na metrópole.

Mais de 60 cidades em 10 países participarão do Plantio Global simultaneamente. Além de incentivar a participação, o ato tem o objetivo de ampliar a conscientização sobre as práticas ambientais, viabilizar a troca de experiências e auxiliar na construção de políticas públicas. "Precisamos plantar a árvore certa, no lugar certo, na hora certa. A união entre governo, sociedade civil, empresas e entidades é muito importante no que diz respeito à arborização na cidade de São Paulo. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente participa do Plantio Global com muita alegria", afirma Gilberto Natalini, secretário do Verde e do Meio Ambiente.

As questões relacionadas ao meio ambiente em São Paulo são desafiadoras. A cidade tem atualmente 2,6m²/habitante de áreas verdes, enquanto a recomendação da OMS/ONU é de 12m²/habitante. “Temos de estar preparados para solucionar a agenda verde concomitantemente com a agenda marrom, que trata de infraestrutura básica para a população”, complementa o secretário.

O aumento da flora nativa traz enormes benefícios socioambientais. Entre eles melhora o ciclo d’água, filtra partículas tóxicas, controla a temperatura, provê apoio e alimento para as aves e para os seres humanos, proporciona bem-estar e biodiversidade e atenua os efeitos das mudanças climáticas.

Em São Paulo, o evento conta com apoio do Fórum de Sustentabilidade do Butantã e dos conselhos do Butantã, Jabaquara, Lapa, Pinheiros, Mooca, Santo Amaro e Vila Mariana, associações, movimentos e iniciativas socioambientais da cidade.

Em paralelo a esta ação, a SVMA, com a ajuda da comunidade, fará o plantio de mais mudas no Parque Natural do Carmo, na Vila Silvia e em Tiquatira, totalizando 500 novas árvores.

Serviço:
Data: 19 de março, domingo.
Horário: Início às 10h
Local: Parque Municipal Chácara do Jockey – Rua Santa Crescência, portão 4 (GCM)