Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2020 | Horário: 12:24

Parque Natural Municipal Bororé é aberto para visitação

O Parque Natural Municipal (PNM) Bororé possui área aproximada de 193 hectares e está localizado na Ilha do Bororé, na Zona Sul da capital

A Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) abriu nesta quinta-feira (16/01) um projeto inédito de visitação ao Parque Natural Municipal Bororé. A iniciativa  foi iniciada na terça-feira (14/01) no Parque Itaim e ontem  (15/01) no Parque Varginha, e também irá contemplar os parques Jaceguava e Fazenda do Carmo (ver programação).

O parque possui os seguintes atrativos e equipamentos: Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago; píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem; banheiro masculino e feminino. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais; administração e estacionamento.

O Parque Natural Municipal (PNM) Bororé possui área aproximada de 193 hectares e está localizado na Ilha do Bororé, Zona Sul do município de São Paulo, no âmbito da Subprefeitura da Capela do Socorro e da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia, distando cerca de 30 km da região central da capital paulista.

Integra a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Sub-bacia Billings-Tamaduateí, estando, portanto, dentro da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings – APRM Billings, criada pela Lei Estadual nº 13.579/2009. Faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

Criado pelo Decreto Municipal nº 52.972/2012, o PNM Bororé é fruto dos recursos de compensação ambiental referentes ao licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mário Covas.

Diferente dos parques urbanos, o Parque Natural Municipal é uma unidade de conservação de proteção integral definido pelo SNUC; por esta razão, seu uso está vinculado a ações destinadas à preservação dos ecossistemas naturais por meio do desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de interpretação ambiental, além de permitir a realização de pesquisas científicas.

Visitação ao Parque Natural Municipal Bororé
Data: a partir do dia 16/01/2020, às quintas-feiras e fins de semana
Horário: das 8h às 17h
Local: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé, Distrito de Grajaú.