Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020 | Horário: 12:32

Parque Natural Municipal Varginha é aberto à população

O parque fica na Avenida Paulo Guilguer Reimberg, 6.200, na Chácara Santo Amaro, no Grajaú

A Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) abriu nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, um projeto inédito de visitação ao Parque Natural Municipal Varginha. A iniciativa  foi iniciada ontem (14/01) no Parque Itaim e também irá contemplar os parques Jaceguava, Bororé e Fazenda do Carmo (ver programação).

O Parque Natural Varginha possui os seguintes atrativos e equipamentos: Trilha do Içá com mirante, lago, parque infantil; pista para bicicleta, mirante, biblioteca, ATIs (Academia para terceira idade), píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem, banheiro masculino e feminino. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais, administração, alojamento para pesquisadores (Casa do Pesquisador) e estacionamento.

Localizado em uma área aproximada de 419 hectares na Zona Sul do município de São Paulo, o parque está na região da Subprefeitura da Capela do Socorro e da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia, a cerca de 30 quilômetros da região central da capital paulista.

Presente pela primeira vez em uma reserva ambiental, Pedro Vargas elogiou a iniciativa da Prefeitura em abrir parques naturais para visitação. “Logo que tive conhecimento desse projeto, me interessei. Não sabia que existiam trilhas neste formato na cidade de São Paulo. Achei importante esses espaços estarem abertos ao público, porque é raro ter conexão com a natureza tão perto de casa”, destacou Vargas.

“Levei uma hora da Avenida Paulista até aqui. Foi uma surpresa saber que existe uma reserva natural tão perto de casa. Eu achei a trilha bem arrumada e acessível”, afirmou Pauline Siqueira, que também fez o passeio na reserva.

A área Integra a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Sub-bacia Billings-Tamaduateí, estando, portanto, dentro da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings – APRM Billings, criada pela Lei Estadual nº 13.579/2009. Faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

Desde 1990, observa-se considerável crescimento populacional e, consequentemente, das áreas urbanizadas na região, contexto que torna a integração da gestão com as comunidades do entorno imprescindível, buscando assim a sensibilização e a parceria da população nas ações de preservação da flora e fauna e processos ecológicos atrelados a elas.

Abertura piloto
Visitação ao Parque Natural Municipal Varginha