Terça-feira, 28 de Março de 2017 | Horário: 17:23

Prefeitura de SP participa de ação social “Rua Cidadã”

Evento será realizado nesta quarta-feira (29) em comemoração aos 152 anos da Rua 25 de Março e reúne diversos atendimentos gratuitos à população

Em comemoração aos 152 anos da Rua 25 de Março, a Prefeitura de São Paulo participa nesta quarta-feira (29) da ação social organizada pela Rede Social do Centro, que tem como objetivo de promover diversos atendimentos públicos e gratuitos à população de rua e aos moradores do Centro de São Paulo. O evento acontece por toda a extensão da via, das 9h às 16h. Cerca de 300 voluntários participarão das atividades, divididos em tendas espalhadas ao longo da Rua 25 de Março.

A Prefeitura participa da iniciativa promovida pela Rede Social do Centro em parceria com a Univinco – União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacência, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ambos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS).

Uma equipe de profissionais da SMADS e agentes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) ficarão à disposição da população em situação de rua e vulnerabilidade social para colocá-los em contato com os serviços oferecidos pela rede socioassistencial como, por exemplo, programas de transferência de renda, concessão de benefícios eventuais, orientação e encaminhamentos à rede de serviços governamentais, municipais e estaduais, entre outros. Além disso, a equipe SMADS-Desaparecidos vai atender e orientar pessoas que desejam reencontrar familiares.

Durante a ação, serão realizados atendimentos ambulatoriais, exames preventivos de saúde, cortes de cabelo, atividades lúdicas com crianças, orientação jurídica e atrações musicais.

Agentes Comunitários da Secretaria de Saúde e da Cruz Vermelha Brasileira ficarão responsáveis pelos atendimentos de enfermagem. O mutirão também contará com a colaboração do Exército da Salvação, CAT – Secretaria do Trabalho Municipal, CVV – Centro de Valorização da Vida, ABPH – Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, entre outros.

Rede Social do Centro
A Rede Social do Centro nasceu em 2010 a partir da articulação da sociedade civil organizada de diversos bairros da região central em torno da necessidade de suprir a alta demanda de questões sociais da cidade.

A iniciativa tem como principal objetivo incluir socialmente a população em situação de rua que circula pelo Centro e oferecer serviços para a comunidade local em ações integradas. Em três anos de atividades, o projeto já fez mais de 260 mil atendimentos.