Quarta-feira, 9 de Outubro de 2019 | Horário: 12:06

Prefeitura entrega obras de readequação do Tendal da Lapa

Reparos no equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Cultura contou com um investimento de cerca de R$ 400 mil
1618672-Entrega das Obras de Adequação das Salas do Centro Cultural Tendal da Lapa

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta quarta-feira (09) as obras de readequação do Centro Cultura Tendal da Lapa, na Zona Oeste da capital. O espaço administrado pela Secretaria Municipal de Cultura recebeu intervenções que permitiram a restruturação dos prédios não tombados da área externa (administração, quatro salas de oficinas e banheiros). A reforma foi viabilizada com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) e executada pelo núcleo de manutenções da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

Segundo o prefeito Bruno Covas, muito mais importante do que começar uma obra nova é colocar para funcionar aquilo que já existe. “Não adianta sairmos construindo Casas de Cultura pela cidade se a gente equipamentos com o teto caindo e infiltrações. Não é porque o serviço é público que ele não tem que ser de qualidade”, destacou.

A parte elétrica também foi renovada, bem como os telhados e os revestimentos internos. Os pisos foram trocados para que as atividades artísticas possam ser realizadas com segurança em um ambiente propício. Além disso, o pé direito das salas também foi alterado para facilitar a criação e a pesquisa cênica.

Pensando nas pessoas com mobilidade reduzida, os banheiros e os acessos para os espaços foram remodelados, seguindo as diretrizes de acessibilidade. Uma importante medida para um centro cultural que tem tradição em atender esse público.

“Estamos conquistando espaços importantes em relação à valorização da cultura na nossa cidade com um calendário cultural agitado e forte”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Ale Youssef.

Semanalmente, mais de 800 pessoas usam as quatro salas reformadas em oficinas variadas, que contemplam os mais diversos segmentos artísticos, que vão desde a capoeira ao hip-hop, piano, danças, violino, maracatu e atividades de inclusão da terceira idade. Há ainda intervenções artísticas de grafiteiros do  bairro, que  contribuíram para tornar as instalações mais atraentes e aconchegantes.

O prédio da administração, que estava em situação extremamente precária, foi revitalizado. Agora proporcionamos aos funcionários e ao público condições muito melhores de atendimento.

Todas essas melhorias despertaram na população do entorno maior envolvimento com o espaço, contribuindo para um aumento de mais de 200% do público no Tendal da Lapa.

“Vamos entregar 44 equipamentos revitalizados até o fim do ano que vem. Isso é fundamental para que a gente possa dar mais agilidade, segurança e conforto para população que utiliza esses equipamentos. Temos focado na requalificação dos atuais equipamentos, mas isso não significa que não teremos novos equipamentos. Só de Casa de Cultura nós inauguramos duas nas áreas mais periféricas da cidade (Guaianases e Parelheiros)”, finalizou Covas.