Quarta-feira, 22 de Março de 2017 | Horário: 15:56

Prefeitura participa de lançamento da nova fase do Programa Nossa Guarapiranga

Gestão municipal fará a coleta diária e destinação dos resíduos para os aterros sanitários
1534339-Retomada das atividades do programa Nossa Guarapiranga

O prefeito João Doria assinou na manhã desta quarta-feira (22) o termo de cooperação do Programa Nossa Guarapiranga, que marca a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo para desenvolver ações em prol da limpeza, retirada de resíduos e conservação do espelho d’água da represa Guarapiranga, na Zona Sul da capital paulista. O acordo tem validade de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por cinco anos.

O evento, realizado na data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, secretários municipais e estaduais, que também participaram de viagem de barco contornando as margens da Guarapiranga.

“Este termo de cooperação dá continuidade aos programas de limpeza que têm grande importância não apenas para esta comunidade e seu entorno, como também para os 12 milhões de habitantes da cidade”, disse Doria.

O programa é realizado em parceria com a prefeitura, a Sabesp e clubes locais e tem como principal objetivo manter limpos o espelho d’água e as margens da represa, melhorando as áreas de lazer e a captação da água pela Sabesp.

Para isso, foram instaladas 11 ecobarreiras (estruturas flutuantes) nas saídas dos afluentes (cerca de1.100 metros) para conter os resíduos e impedir que sejam espalhados pela represa. Dez embarcações do tipo bote e de grande porte são disponibilizadas para coletar o lixo e centralizar na área de transbordo da Guarapiranga. Uma vez coletados, a prefeitura tem o papel de recolhê-los diariamente – são cerca de 20m³, o equivalente a um caminhão de lixo – e fazer a destinação correta para os aterros sanitários.

Histórico

Lançado em 2011, o programa Nossa Guarapiranga já retirou 121 mil metros cúbicos de resíduos da represa e suas margens, o que equivale a 6 mil caminhões basculantes de 20 m³.

Para a retirada dos resíduos em profundidade, a Sabesp desenvolveu em parceria com a Fundação de Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), da Unesp, um barco com braço hidráulico que pode coletar resíduos em até 6 metros de profundidade.

Além da limpeza e manutenção da represa Guarapiranga, a Sabesp fez um trabalho de recuperação de vegetação nas ilhas do Guarapiranga, com destaque para a Ilha da Formiga, onde foram plantadas 300 mudas de árvores e se tornou um ponto de visitação e lazer.

Os benefícios alcançaram as cerca de 1 milhão de pessoas que vivem nas proximidades da Guarapiranga e indiretamente cerca de 4 milhões de pessoas que utilizam suas águas para consumo, além de propiciar os usos múltiplos do manancial, como a prática de esportes náuticos e lazer.