Terça-feira, 3 de Janeiro de 2017 | Horário: 16:43

Prefeitura vai liberar carros compartilhados em viaduto da Avenida Nove de Julho

A partir do dia 6 de janeiro, carros com duas ou mais pessoas podem trafegar no viaduto Plínio de Queiroz, das 5h às 21h

A Prefeitura de São Paulo vai liberar, a partir da próxima sexta-feira (6), a circulação de carros com dois ou mais passageiros no viaduto Doutor Plínio de Queiroz, sobre a Praça 14 Bis, na avenida Nove de Julho. A medida busca incentivar o compartilhamento de veículos na cidade.

Com a nova regra, carros com duas ou mais pessoas poderão trafegar pelo viaduto das 5h às 21h, de segunda a sexta. Aos sábados, a circulação dos automóveis compartilhados será permitida das 5h às 15h. Nos demais horários, domingos e feriados, o tráfego será liberado para todos os veículos. A circulação de ônibus no local será mantida sem prejuízo aos passageiros.

“Queremos criar em São Paulo um programa de melhoria do uso do automóvel. A média de ocupação do carro é de 1,7 passageiro por veículo. Os carros andam vazios. Se a gente incentivar o uso compartilhado do automóvel, nós vamos melhorar o trânsito, melhorar o meio ambiente, sem investimento público”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

Para orientar os motoristas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá instalar sinalizações por toda a avenida Nove de Julho informando os horários de liberação dos carros compartilhados e as novas regras para circulação de veículos no viaduto Plínio de Queiroz.

No início, agentes da CET também permanecerão no local para orientar os motoristas. O objetivo é esclarecer sobre o compartilhamento de carros e permitir que todos tenham um período de adaptação com as novas regras.

“Nas primeiras duas semanas, vamos orientar os motoristas, e quem eventualmente desobedecer a orientação receberá em casa uma carta pedindo que colabore com o programa. Em seguida, evidentemente, vamos ser obrigados a cumprir a lei e aí fiscalizar. Mas vai melhorar para todo mundo. Quem estiver sozinho no carro também vai sentir uma queda no trânsito abaixo do viaduto, e quem estiver acompanhado passará mais rápido utilizando o viaduto. E o ônibus mantém a sua velocidade, porque há espaço para esta ocupação”, afirmou Avelleda.