Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017 | Horário: 19:08

Programa “Adote uma Praça” ganha mais agilidade

Medida tem o objetivo de garantir que 5 mil áreas verdes da cidade possam ser atendidas. Com documentação mais simples, pedidos serão avaliados em até cinco dias úteis

A partir de agora, o programa “Adote uma Praça”, que permite a conservação de áreas verdes da cidade por meio de pessoas físicas ou empresas, foi aprimorado. A medida visa dar mais agilidade ao processo de solicitação e garantir que mais espaços possam ser atendidos. O objetivo é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros. Atualmente, 400 praças participam do programa.

Durante o anúncio, o prefeito João Doria convidou a população para participar do programa. “Para você que gosta da sua cidade, que tem uma praça na frente da sua empresa, em frente à sua casa, à sua instituição, junte os seus amigos, sua família ou pela sua empresa e adote uma praça. Com isso, São Paulo será uma cidade mais verde, mais bonita e mais preservada para os nossos filhos”, disse o prefeito, que ressaltou a importância para a capital de parcerias com as empresas e se colocou à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

O programa permite que empresas, entidades e cidadãos possam cuidar da conservação de áreas públicas do município com serviços de manutenção e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas.

Com a nova regra, basta o interessado apresentar na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis.

Assim que o Termo de Cooperação for emitido, o responsável assumirá o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma pequena placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

A retomada do programa “Adote Uma Praça” foi anunciada na Praça Adolpho Bloch, zona sul da cidade. O local, que estava cercado com grades, agora foi reaberto para toda a população. O local foi adotado pela empresa Farah Service, que será a responsável pela recuperação dos brinquedos, jardins, do salão de arte e de dois banheiros, que serão reformados e conservados. A iluminação da praça também será substituída por lâmpadas de LED, sem custos para o município.

“Este é um momento mágico dessas políticas públicas de preservação e ocupação da área urbana. Então, quando o João iniciou esse processo, a gente se animou logo. A gente vem fazendo termo de cooperação há trinta anos. A nossa cidade é o jardim da nossa casa”, disse o presidente da empresa, Michel Farah.

História
Durante a gestão de Mário Covas no município (1983-1985), o projeto para a recuperação de praças plantou, em dois anos, mais de 100 mil árvores por meio de parcerias com entidades privadas. Já na época, as empresas eram responsáveis pela conservação do verde em áreas públicas em troca de publicidade. Ao todo, 346 organizações aderiram às parcerias, beneficiando 1,3 milhão de metros quadrados. Por fim, a Prefeitura realizou serviço de conservação de 6,5 milhões de metros quadrados de áreas verdes.