Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

Programa “Marginal Segura” promove ações de melhoria da segurança

Horário: 00:00
Prefeitura implementa reforços na operação, sinalização, fiscalização e orientação aos motoristas, ciclistas e pedestres nas marginais Pinheiros e Tietê

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira (24) o anúncio oficial do Marginal Segura, programa que promoverá a partir da 0h desta quarta-feira (25) uma série de ações de melhoria da segurança nas marginais. O plano operacional do projeto engloba intervenções para pedestres, ciclistas, motociclistas, além de ações educativas.

“Este é esforço por uma marginal segura. Vocês vão perceber a quantidade de serviços, iniciativas, equipamentos, tecnologia e vigilância envolvidos nesta ação. É um programa muito mais amplo do que apenas a readequação das velocidades”, afirmou o prefeito João Doria.

Para os pedestres, foram realizadas ações de engenharia que garantem maior segurança a quem caminha pelas calçadas que dão acessos a pontos de ônibus, estações de trem, comércios, shoppings e outros estabelecimentos nas vias perpendiculares às marginais.

Foram instaladas 18 novas lombofaixas (travessias elevadas) em alças de acesso ao longo das marginais – passando a via de 15 para 33 lombofaixas. A Prefeitura já trabalha para a instalação de outras duas travessias elevadas, que estão em fase de obras. A sinalização também foi melhorada nesses locais com a instalação de placas educativas e de advertência, alertando para a circulação de pessoas. Os concessionários de ônibus também se comprometeram a treinar seus motoristas para melhorar a segurança dos usuários de transporte público.

“Esses equipamentos propiciam um incremento na segurança dos pedestres na travessia uma vez que o carro é obrigado a reduzir a velocidade”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda.

Ainda para os pedestres, o programa irá fazer o rebaixamento de 20 guias de rua, para facilitar o acesso de pessoas que têm dificuldade de locomoção de qualquer natureza. Além disso, diversas faixas de pedestres, que estavam apagadas, foram repintadas e 65 metros de gradis, para conduzir os pedestres até as lombofaixas, foram instalados.

“As lombofaixas não estão distantes das esquinas. Não estão penalizando o pedestre, obrigando a uma viagem negativa. Elas estão próximas às esquinas e sem penalidade alguma aos pedestres”, explicou Avelleda.

Bike Stop
Dentro do Marginal Segura, a Prefeitura de São Paulo lançou ações de apoio aos ciclistas. Serão criados os Bike Stop, paradas gratuitas com paraciclos, áreas de manutenção, vestiários e chuveiros.

“Essa é uma deficiência para os ciclistas, a estrutura cicloviária não passa apenas por vias. É preciso ter também estruturas que propiciem aos ciclistas a oportunidade de chegar ao trabalho e tomar um banho, porque muitas vezes a atividade provoca suor; ter um posto de manutenção onde se possa carregar um pneu ou até um espaço para estacionar a bicicleta. E esse programa começa no Marginal Segura, mas será ampliado para toda a cidade” explicou Avelleda.

Os três primeiros pontos do Bike Stop ficarão dentro de áreas administrativas da CET, localizadas na Rua Sumidouro, na Ponte do Tatuapé e na Ponte Ary Torres. Para utilizar os espaços, os ciclistas terão que realizar um cadastro com cópia da identidade, do comprovante de residência e a assinatura de um termo de responsabilidade, já que terão acesso a áreas administrativas da CET.

Operação e Fiscalização
O Programa Marginal Segura também prevê um melhor atendimento aos motoristas em caso de ocorrências. Além das ambulâncias, já presentes nas marginais, haverá 30 novas motocicletas, 11 viaturas leves (furgões) e 36 picapes, sendo 10 novas. Em caso de veículos quebrados, a CET também contará com quatro guinchos à disposição.

Em parceria com a Polícia Militar, a CET também irá viabilizar dois novos pontos para pouso de emergência de helicópteros Águia da Polícia Militar.

O monitoramento por câmeras também foi melhorado. Em 15 dias, a nova gestão conseguiu consertar 20 equipamentos que estavam quebrados e sem manutenção. Agora há 54 câmeras em funcionamento nas marginais.

Para reforçar a fiscalização das motos nas marginais serão utilizados 14 radares-pistola para autuar exclusivamente as infrações cometidas pelos motociclistas. As motos permanecerão proibidas de circular na pista expressa da Marginal Tietê.

A CET também reforçará sinalização sobre as condições de tráfego das marginais. Estão sendo colocadas 900 novas placas de sinalização, além de 45 painéis eletrônicos para orientar os motoristas sobre o trânsito, alagamentos e acidentes. Também será ampliado o número de agentes de trânsito, passando o efetivo de 169 para 259 - 90 a mais.

Veículos Anjos”
Como forma de apoiar o programa Marginal Segura, a Prefeitura de São Paulo recebeu de empresas do ramo automotivo novos veículos que farão parte da iniciativa. Os “Veículos Anjos” servirão para dar o apoio necessário à ação e garantir mais segurança aos 3 milhões de motoristas que trafegam diariamente pelas marginais Pinheiros e Tietê. Além disso, empresários se reuniram para a doação de placas e serviços de sinalização horizontal e vertical.

Assistência Social
Em parceria com a Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais e a Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, está sendo feito um trabalho de retirada dos ambulantes e de orientação aos moradores em situação de rua que estão nas marginais. Famílias que vivem em comunidades estão sendo cadastradas para que possam deixar as áreas de risco.