Quarta-feira, 26 de Abril de 2017 | Horário: 13:05

Programa Asfalto Novo recapeará 286 mil metros quadrados de vias

Em parceria com a iniciativa privada, ação vai melhorar qualidade do asfalto. Programa será expandido no 2º semestre, com R$ 210 milhões vindos do fundo de multas
1382003-Coletiva de Imprensa do projeto ASFALTO NOVO

As ruas e avenidas de São Paulo vão receber recapeamento em aproximadamente 286 mil metros quadrados. O programa Asfalto Novo, lançado nesta quarta-feira (26) pelo prefeito João Doria, realizará a renovação de 23 vias em nove Prefeituras Regionais, em parceria com a iniciativa privada e concessionárias. No 2º semestre, o programa será expandido, com R$ 210 milhões vindos do fundo de multas. Os recursos do fundo serão usados para esta finalidade pela primeira vez.

"Teremos um asfalto de padrão internacional com custo zero para a Prefeitura. A fiscalização será feita pelas Prefeituras Regionais, para termos soluções com qualidade técnica e durabilidade. Nós vamos seguir o programa de asfaltamento durante todos os anos da gestão, para recuperação da nossa cidade", afirmou Doria.

Os serviços serão executados a partir de maio. O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais, conta com o apoio de 27 empresas (veja a lista completa abaixo), que vão investir aproximadamente R$ 20 milhões na execução das obras, fornecendo caminhões para o transporte dos materiais e da massa asfáltica, mão de obra técnica, logística, acompanhamento físico, além da doação de asfalto, pedra, transporte e maquinário, entre outros. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital paulista de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Estão na programação serviços de recape em vias como a Rua Doutor José Gravonski (Jardim Robru), Rua Guaraitá (Vila Curuçá) e Rua Manuel Alvares Pimentel (Itaim Paulista), todos na Zona Leste da cidade, ruas Joaquim de Oliveira Freitas e Joana Pedroso dos Santos, na região de Pirituba, além da Avenida Nove de Julho, que será iniciada a partir do dia 15 de maio. Os serviços vão até setembro.

As ruas foram escolhidas por comportar um grande fluxo de pessoas e veículos nos bairros e foram avaliadas pelas Prefeituras Regionais. "Este é mais um passo no programa de zeladoria da cidade, feito com planejamento e buscando um bom atendimento. Todo trabalho nas ruas será acompanhado da gestão de qualidade, com ensaios e com recompactação, zelando pelo dinheiro aplicado", afirmou o secretário Marcos Penido (Serviços e Obras).

As nove Prefeituras Regionais que receberão os recapeamentos são: Guaianases, Itaim Paulista, Jaçanã/Tremembé, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana, Santo Amaro, Sé e Vila Maria/Vila Guilherme. “São Paulo é uma cidade enorme, com um fluxo muito grande de carros e caminhões diariamente. Por isso, ações como essa são de extrema importância para melhorar a qualidade das vias da cidade”, afirmou Bruno Covas, vice-prefeito e secretário municipal de Prefeituras Regionais.

Fundo de multas
A partir do segundo semestre, o programa Asfalto Novo será expandido com mais de R$ 210 milhões vindos do fundo de multas. Os recursos do fundo serão usados para esta finalidade pela primeira vez. Em novembro de 2016, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a prever, entre as possibilidade de destinação dos recursos arrecadados com multas, “pavimentação, recapeamento, tapa-buracos e recomposição de pista e acostamentos”. Com esses recursos será possível recapear mais 400 mil metros quadrados  de vias.

Uma licitação será feita para contratação de projetistas que vão levantar as vias com mais necessidade de recapeamento em todas as Prefeituras Regionais. Outra licitação irá selecionar as empresas que farão os serviços de renovação de asfalto nas ruas e avenidas. "Somados estes recursos, teremos o maior programa de asfalto da cidade de São Paulo", disse o secretário Fábio Lepique (adjunto de Prefeituras Regionais).

Criado em 2007, por lei municipal, o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito (FMDT) deve financiar a expansão e aprimoramento contínuo das ações destinadas a promover o desenvolvimento do trânsito em São Paulo.

Tapa-buraco
Os serviços de tapa-buraco foram intensificados na cidade a partir de janeiro de 2017. No total, 55.527 mil buracos já foram tapados. A quantidade de equipes também mais que dobrou, passando de 31, no fim do ano passado, para 75 grupos. O objetivo é ampliar ainda mais o serviço, de acordo com a disponibilidade econômico-financeira. A Secretaria de Prefeituras Regionais também já conta com um grupo de trabalho que estuda a extinção da usina de asfalto da cidade e o lançamento de um novo edital de licitação para definir um serviço mais eficiente e barato.

Veja a lista das empresas que colaboraram com o programa Asfalto Novo:

Asfaltadoras
- FBS Construção Civil e Pavimentação S.A