Sábado, 21 de Janeiro de 2017 | Horário: 10:18

Programa SP Cidade Linda chega à Avenida Santo Amaro, na Zona Sul

Ações do programa revitalizarão cerca de 8 quilômetros de vias. Avenida São Gabriel também será beneficiada

Em sua quarta semana, o programa SP Cidade Linda promoverá ação concentrada de zeladoria na Avenida Santo Amaro, na Zona Sul. A partir deste sábado (21), os trabalhos de revitalização acontecerão no trecho entre a Praça Dom Gastão Liberal Pinto e a Avenida João Dias. No total, será realizada manutenção e limpeza de cerca de 8 quilômetros de vias, incluindo toda a extensão Avenida São Gabriel.

Na abertura do programa, o prefeito João Doria recuperou o abrigo de ônibus do corredor da Avenida Santo Amaro vestido com o uniforme das equipes de manutenção de mobiliário da SPObras, como ato simbólico de valorização do trabalho realizado pelos profissionais que cuidam da cidade. Nesta manhã, a população também foi convidada a contribuir, plantando mudas de plantas na área verde onde está instalada a Estátua de Borba Gato.

"Com o Cidade Linda, toda semana vamos melhorando São Paulo, oferecendo uma cidade melhor para viver. Pedimos o apoio da população para que, depois destas intervenções, todos ajudem a conservar os canteiros, os bairros e as avenidas", afirmou Doria.

A ação começou com a entrega ao público de 900 metros de calçadas novas, construídas pelo metrô como parte da obra da futura estação Brooklin, pertencente à Linha 5- Lilás. O novo calçamento conta com mudas de árvores e é acessível a pessoas com deficiência, com piso podotátil e rampas de acesso.

Durante toda esta semana, uma equipe com 1267 pessoas atuará em serviços de limpeza de galerias; reforma de sarjetas; conserto de passeios, muretas e guias; reforma de acessibilidade; conservação de jardins e canteiros; poda de árvores; troca de lixeiras; limpeza de monumentos; lavagem das calçadas; varrição; retirada de entulhos; manutenção da iluminação pública e das paradas de ônibus; remoção das pichações; reparo de guarda-corpo; da sinalização de trânsito, além da retirada das faixas e cartazes.

Em visitas técnicas ao local, foram verificadas pichações em 80% a 90% do trecho. Para recuperar áreas públicas, serão utilizadas oito equipes antipichação.

antes

Antes
Avenida Santo Amaro - Depois do Programa Cidade Linda

Estão previstas ainda podas de 162 árvores, com a utilização de seis veículos e uma equipe de 23 pessoas. Já a conservação do pavimento contará com dois caminhões, duas carretas, uma caminhão-pipa e o trabalho de 40 pessoas. A manutenção da iluminação foi efetuada e houve a troca de duas lâmpadas.

Para realizar toda a operação, a Prefeitura promove o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social, de empresas que prestam serviços à gestão municipal e de empresas parceiras. Foram disponibilizados 165 veículos entre viaturas e carros envolvidos na limpeza. Nesta edição, estão envolvidas as Prefeituras Regionais de Santo Amaro, Pinheiros e Vila Mariana.

Clique aqui e veja o conjunto de ações que será realizado ao longo das Avenidas Santo Amaro e São Gabriel.

Ações de Trânsito
Para auxiliar as ações do programa de zeladoria urbana, durante toda a semana a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans) montaram um esquema operacional para monitoramento do trânsito e dos serviços realizados na Avenida Santo Amaro, com 106 agentes de trânsito e 45 viaturas, entre motos, pick-ups e guinchos.

Para recuperar os equipamentos viários e promover melhorias nas condições de dirigibilidade e segurança aos condutores, estão previstas a revitalização de 170 placas de sinalização, pintura de 1.700m² de sinalização horizontal e manutenção em 10 colunas e 30 grupos focais semafóricos.

Avenida Santo Amaro - Antes do Programa Cidade Linda

Avenida Santo Amaro - Depois do Programa Cidade Linda

A operação do transporte público será acompanhada pela equipe de fiscalização da SPTrans. Caso seja necessária alguma intervenção no viário, serão feitos os ajustes necessários. Nos dias úteis, circulam 37 linhas de ônibus por este trecho da Avenida Santo Amaro.

Cidade Linda
A Avenida Santo Amaro é a quarta grande avenida a receber as ações concentradas do Cidade Linda. Em três semanas, a operação também já revitalizou as Avenidas 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista. Nas três primeiras edições, o programa conseguiu retirar das vias 53,5 toneladas de lixo. Semanalmente, uma nova via recebe os serviços do programa. No próximo fim de semana, o programa acontecerá na Avenida Tiradentes, na região central.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Serviços e Obras, Ilume, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente.

Próximas ações do SP Cidade Linda
04 de fevereiro - Avenida Mateo Bei