Notícias

Programa SP Cidade Linda chega ao centro histórico da capital

Em sua 11ª edição, operação irá cuidar de símbolos da cidade, como Praça da Sé e Páteo do Colégio. Ação convida cidadãos a conhecer história de SP

De Secretaria Especial de Comunicação

O programa SP Cidade Linda se dedica nesta semana a recuperar o centro histórico da capital, com serviços intensificados de zeladoria no triângulo formado pelo Largo São Francisco, o Largo São Bento e a Praça da Sé, incluindo o Páteo do Colégio, local de fundação da cidade. A ação, iniciada neste sábado (11), revitaliza atrações históricas e culturais e convida paulistanos e turistas a conhecer a região central.

Veja o mapa com todas as ações que serão feitas na operação. 

"Eu hoje estou completando 71 dias como prefeito de São Paulo. Eu passei a manhã trabalhando na Praça da Sé, limpando o Marco Zero. Isso é atitude e é assim que eu vou fazer durante os meus quatro anos à frente da Prefeitura de São Paulo", afirmou o prefeito João Doria. Ele e o vice-prefeito Bruno Covas utilizaram dois limpadores especiais de superfície para clarear o piso em torno do monumento.

Novidade nesta edição, os equipamentos utilizam escovas, água quente e detergente, para retirar a sujeira acumulada em pisos de praças e espaços públicos. Na Sé, essa limpeza profunda incluiu as escadarias da catedral. A lavagem também beneficiará as praças Doutor João Mendes, do Patriarca, Clóvis Bevilacqua, Padre Manoel da Nóbrega, Ouvido Pacheco e Silva, além dos Largos São Bento e São Francisco e o Páteo do Colégio.

Na Sé, também serão repostas as peças de granito que compõem parte do piso. No total, nove equipes trabalharão em reparos nos calçadões de toda a área, com recolocação das pedras portuguesas. Os espaços públicos receberão jardinagem e paisagismo. A equipe responsável pelas áreas verdes fará, inclusive, a conservação das palmeiras imperiais da Praça da Sé.

Um dos destaques da operação é a limpeza de 27 monumentos e obras de arte, sendo 17 somente na Praça da Sé. A área é um museu a céu aberto, com obras públicas de artistas com renome internacional. Boa parte deste acervo está danificado por vandalismo As esculturas Abertura, de Amilcar de Castro, Emblema de São Paulo, de Rubem Valentim, Totem da Sé, de Domenico Calabrone, e a obra sem título de José Resende passam por um tratamento especial para retirada de pichações, sob orientação do Departamento de Patrimônio Histórico.

 Antes e depois da limpeza do Marco Zero, na Praça da Sé

A limpeza e manutenção já foi realizada no Marco Zero, o centro geográfico da cidade. Inaugurado em 1934, é a partir dele que são medidas as distâncias das rodovias e fronteiras estaduais, assim como a numeração de todas as ruas e avenidas. O monumento é formado por um prisma revestido de mármore, no centro de uma rosa dos ventos, construída no piso. O relógio da praça também voltou a funcionar. A peça foi fabricada em Londres em 1910 e instalada na praça em 1978, como parte das intervenções paisagísticas criadas pelo arquiteto José Eduardo de Assis Lefèvre.

Outro trabalho é a recuperação pelo Departamento de Iluminação Pública de 62 postes ornamentais, peças do modelo utilizado na iluminação da cidade no início do século passado. Três postes e 32 globos recebem realinhamento, 54 deles passam por concretagem e 11 lâmpadas precisaram de substituição. Todos eles serão pintados pela Prefeitura Regional da Sé. A região conta ainda 58 postes de aço que também passaram por checagem.

Estão programados em toda região capina, pintura de meio fio, coleta de entulho, varrição manual e mecanizada. "É um lugar bonito que estava muito mal-cuidado. A gente vai limpando e as pessoas vão passando e elogiando o serviço. Isso é muito legal", conta Josias Santos, que trabalhava nesta manhã cortando a grama dos canteiros da Praça da Sé.

A operação fará a limpeza de 94 bocas de lobo, 71 bocas de leão e 320 bueiros. Seis caminhões atuarão na desobstrução de galerias. Haverá a instalação de 120 lixeiras do modelo especial, feitas de ferro galvanizado. Todos os 43 pontos de ônibus serão limpos e receberão novos adesivos com a identificação das linhas que atendem a região. No total, 570 pessoas trabalharão em 62,1 mil metros quadrados de área, grande parte formada por calçadões e 9 praças.

A praça recebe ainda uma intensificação no policiamento, com guardas-civis metropolitanos fazendo rondas a pé. A operação já resultou em três prisões por tráfico e apreensão de drogas, registradas no 1º Distrito Policial. O trânsito da região será monitorado pela Companhia de Engenharia de Tráfego com 145 agentes, 41 viaturas e 2 guinchos. Todo trabalho é acompanhado pelas equipes de assistência social, que intensificaram os trabalhos de acolhimento.

 

SP Cidade Linda
Todas as semanas, o SP Cidade Linda promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.

A ação já revitalizou, nas dez ações anteriores, as avenidas Rubem Berta, Belmira Marin, Inajar de Souza, São Luís - Ipiranga, Mateo Bei, Tiradentes, Santo Amaro, 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista.

Próximas ações do SP Cidade Linda
18 de março - Avenida Cruzeiro do Sul
25 de março - Avenida Marechal Tito
1º de abril - Avenida Eliseu de Almeida
8 de abril - Avenida Celso Garcia

Leia também:
Programa SP Cidade Linda chega à 10ª edição neste sábado na região da Av. Rubem Berta
SP Cidade Linda tapa 108 buracos na Avenida Belmira Marin
Campanha mostra trabalho de zeladoria do SP Cidade Linda
Programa SP Cidade Linda chega neste sábado ao extremo Sul da capital
SP Cidade Linda recolhe 143,5 toneladas de lixo da Avenida Inajar de Souza
Programa SP Cidade Linda faz ação na Avenida Inajar de Souza neste sábado
SP Cidade Linda retirou 2,3 toneladas de lixo na região da República
Avenidas e praça de SP recebem novo modelo de lixeiras
Programa SP Cidade Linda revitaliza Praça da República e avenidas do Centro
SP Cidade Linda desobstrui 425 metros de galerias na Avenida Mateo Bei
SP Cidade Linda entrega revitalização do Túnel Nove de Julho
SP Cidade Linda chega à Zona Leste com revitalização da Avenida Mateo Bei
SP Cidade Linda cuida de 33 mil metros quadrados de jardins na Avenida Tiradentes
Região da Avenida Tiradentes é quinta a receber Programa SP Cidade Linda
Prefeitura realiza limpeza e pintura da Ponte das Bandeiras
SP Cidade Linda na Avenida Santo Amaro limpa 494 bueiros, bocas de lobo e de leão
Programa SP Cidade Linda chega à Avenida Santo Amaro, na Zona Sul
SP Cidade Linda faz poda de mais de 700 árvores na Avenida 23 de Maio
Prefeitura conclui serviço de limpeza da Ponte Estaiada
Parceria revitaliza canteiros na Praça Cidade Jardim e na Avenida 9 de Julho
Programa SP Cidade Linda começa na Avenida 23 de Maio
Com duas ações concluídas, SP Cidade Linda já retirou mais de 15 toneladas de lixo da capital
São Paulo Cidade Linda chega neste sábado (14) à Avenida 23 de Maio
Prefeito participa de reunião operacional do programa Cidade Linda
Avenida Paulista recebe Programa São Paulo Cidade Linda
Avançam os serviços de zeladoria na Ponte Estaiada
Doria reafirma comprometimento com austeridade e detalha primeiras medidas da gestão
Ponte Estaiada recebe serviços de zeladoria do Programa São Paulo Cidade Linda
Prefeitura institui o programa “São Paulo Cidade Linda”
Prefeitura lança programa de zeladoria urbana São Paulo Cidade Linda

São Paulo na TV

Centro Temporário de Acolhimento

Ver agenda completa