Sexta-feira, 17 de Março de 2017

Programa SP Cidade Linda revitaliza monumentos no centro histórico da capital

Uma área de 150 metros quadrados recebeu pinturas antipichação. Operação recolheu mais de 60 toneladas de lixo
836901-Operação Cidade Linda na Praça da Sé, Líbero Badaró e Pátio do Colégio

O programa SP Cidade Linda, iniciado no último sábado (11/03), recolheu mais de 60 toneladas de lixo no triângulo formado pelo Largo São Francisco, Largo São Bento e a Praça da Sé, incluindo o Páteo do Colégio, centro histórico da capital. Realizou a conservação de 4.210 m² de jardins, além de podar 45 árvores de pequeno e grande porte. Sete árvores foram removidas.

Para conservar o asfalto das vias, o serviço tapa-buraco fresou 560 m², utilizando cerca de 67 toneladas de massa asfáltica. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou um esquema especial com agentes de trânsito e de sinalização, além de revitalizar 80 placas de sinalização, da manutenção da sinalização horizontal e de 16 conjuntos de semáforos em cruzamentos ao longo das vias.

Os moradores em situação de rua que vivem na região foram atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que intensificou o trabalho de abordagem e encaminhamento das pessoas que aceitaram, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS).

Um dos destaques da operação foi a limpeza de 27 monumentos e obras de arte, sendo 17 somente na Praça da Sé. A área é um museu a céu aberto, com obras públicas de artistas com renome internacional. Boa parte deste acervo está danificado por vandalismo. As esculturas Abertura, de Amilcar de Castro, Emblema de São Paulo, de Rubem Valentim, Totem da Sé, de Domenico Calabrone, e a obra sem título de José Resende passam por um tratamento especial para retirada de pichações, sob orientação do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH).

Antes e depois da limpeza do Marco Zero, na Praça da Sé

Em uma semana de trabalhos, uma área de 150 metros quadrados recebeu pinturas antipichação, 23 bocas de lobo foram limpas, 65 buracos tapados, e cerca de 49,5 m² de calçadas e 16 m² de muretas passaram por reparos.

Também houve a instalação de 120 lixeiras do modelo especial, feitas de ferro galvanizado. Todos os 43 pontos de ônibus foram limpos e receberam novos adesivos com a identificação das linhas que atendem a região. No total, 570 pessoas trabalharam em 62,1 mil metros quadrados de área, grande parte formada por calçadões e nove praças.

O Departamento de Iluminação Pública recuperou 62 postes ornamentais, peças do modelo utilizado na iluminação da cidade no início do século passado. Três postes e 32 globos receberam realinhamento, 54 deles passaram por concretagem e 11 lâmpadas precisaram de substituição. Todos eles serão pintados pela Prefeitura Regional da Sé. A região conta ainda 58 postes de aço que também passaram por checagem.

As ações do programa são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Assistência e Desenvolvimento Social, Serviços e Obras, Ilume, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente.

SP Cidade Linda
Todas as semanas, o SP Cidade Linda promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.

A região central é a 11ª a receber o programa. A ação já revitalizou as avenidas Rubem Berta, Belmira Marin, Inajar de Souza, São Luís - Ipiranga, Mateo Bei, Tiradentes, Santo Amaro, 23 de Maio, Nove de Julho, Paulista e a Praça da República. A próxima ação está programada para acontecer a partir de 11 de março na Praça da Sé.

Próximas ações do SP Cidade Linda
18 de março – Avenida Cruzeiro do Sul