Notícia na íntegra

Quinta-feira, 3 de Março de 2016

Programação especial marca Dia Internacional da Mulher em São Paulo

Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica têxtil nova-iorquina entraram em greve para reivindicar melhores condições de trabalho e igualdade de salários entre mulheres e homens. Elas acabaram trancadas no local e, durante um incêndio, 130 morreram. A tragédia fez com que, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarasse a data como o Dia Internacional da Mulher.

Como forma de reforçar a importância da luta feminina, a Prefeitura de São Paulo preparou uma programação especial para as mulheres no mês de março. Serão realizados shows, palestras, oficinas de artesanato e atendimento especializado para a saúde feminina.

No dia 05 de março (sábado), foi realizado o Mulheres Tech Day. Organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres em parceria com o Tech Sampa e as iniciativas vencedoras da segunda edição do Prêmio Mulheres Tech em Sampa (Maria Lab, Women Up Games, Pólen, Programaria, PyLadies e Academia Lovelace), o evento apresentará palestras e workshops sobre tecnologia e inovação, com o objetivo de mostrar o trabalho das mulheres na área e discutir a importância da participação feminina nesse mercado.

Já no Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde inicia uma série de atividades dentro da Rede Municipal de Saúde. As mulheres da região de M’ Boi Mirim que moram próximas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cidade Ipava, Jardim Aracati, Jardim Santa Margarida e Vila Calu poderão participar de palestras educativas sobre doenças femininas e fazer a marcação de exames como mamografia e Papanicolau.  A UBS Cidade Ipava também contará com uma feira de artesanato e confecção e distribuição de rosas artesanais para as participantes.

Em Parelheiros, ainda no dia 8 de março, nas UBS Jardim São Norberto, Vargem Grande e Jardim Iporã, os profissionais realizarão palestras de educação sexual, uso de preservativos e violência contra a mulher.

Na zona norte da cidade, a UBS Dr. Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão, localizada na Freguesia do Ó, realizará uma roda de conversa a respeito da violência contra a mulher. Na mesma região ocorrerá, na UBS Cruz das Almas, uma discussão sobre o empoderamento das mulheres através dos tempos.

Já no dia 10 (próxima quinta-feira), acontecerá na AMA/UBS Jardim Joamar uma palestra sobre câncer de mama e câncer de colo uterino. Também será realizada, na UBS Chácara Inglesa, uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual, sua saúde, autocuidado e qualidade de vida. Após a reflexão será feita uma dança circular sagrada e xiang gong (exercício chinês). Haverá também distribuição de folders com homenagem à mulher.

A UBS Chácara Santo Amaro também programou, para a segunda semana de março, a realização de testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), hepatite, entre outras doenças.

Veja a programação da Secretaria Municipal da Saúde completa aqui.


Cultura 
A Biblioteca Mario de Andrade recebe na quarta-feira (09 de março) o debate “Novas Vozes do Feminismo”, onde serão abordados temas como a opressão de gênero e as perspectivas para o movimento feminista e para as políticas públicas para as mulheres no Brasil.

No dia 11, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres inaugura na zona leste o 4° Centro de Referência da Mulher. Batizado com o nome de Onóris Ferreira Dias, uma das pioneiras na luta contra a violência às mulheres na região, o espaço terá atendimento psicológico e jurídico a vítimas em situação de violência.

Já no sábado, 12 de março, o Vale do Anhangabaú recebe os shows das cantoras Karina Buhr, Gaby Amarantos e Ellen Oléria. No dia seguinte, acontece no Centro de Esportes Radicais Bom Retiro o Circuito Feminista de Esportes Radicais. O Circuito contará com a realização de um desafio de skate, para profissionais, e vivências em skate, patins, bicicross, parkour e slackline, com o objetivo de incentivar a prática esportiva pelas mulheres.

Para fechar a programação, será realizada na segunda-feira, 14 de março, a posse das cerca de 750 representantes da sociedade civil e do poder público dos Fóruns Regionais de Políticas para as Mulheres. Durante a cerimônia, também será lançada a eleição do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo. 

Os Fóruns são espaços nos quais mulheres representantes da sociedade civil e do poder público irão, juntas, debater e avaliar as ações e políticas públicas da Prefeitura de São Paulo com a perspectiva de gênero. Cada uma das 32 subprefeituras será representada por até 20 mulheres da sociedade civil e cinco do poder público no Fórum de sua região. 

O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo será composto por 50 mulheres: 25 da administração municipal e 25 representantes eleitas pela sociedade civil.

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania também preparou uma programação especial dentro do Projeto Cine Direitos Humanos. Em março, o Projeto apresenta um ciclo especial com quatro longa-metragens brasileiros. Os filmes são sobre temas pertinentes ao universo da mulher em sociedade, bem como suas lutas, biografias e memórias.

“Antônia” (2006) e “Hoje” (2011), de Tata Amaral, “Cassandra Rios: A Safo de Perdizes” (2013), de Hanna Korich, e o inédito “Tão Longe é Aqui” (2013), de Eliza Capai, fazem parte da programação do mês que ficará em cartaz no Espaço Itaú de Cinema, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e, pela primeira vez, no Auditório da Subprefeitura de Santo Amaro. Todos com entrada franca.

Clique aqui e veja a programação completa do Cine Direitos Humanos para o Dia Internacional da Mulher.



Serviço:
Mulheres Tech Day
Data: 5 de Março
Horário: 9h às 20h
Local: Springpoint (Rua Bahia, 1096, Higienópolis, SP)



Debate “Novas Vozes do Feminismo”
Data: 9 de Março
Horário: 19 h
Local: Biblioteca Mario de Andrade- R. da Consolação, 94 - Consolação

Inauguração do Centro de Referência da Mulher Onóris Ferreira Dias, em São Miguel Paulista
Data: 11 de Março
Horário: 10h
Local: Rua Pedro Soares de Andrade, 664, Vila Rosana

Show com Karina Buhr, Gaby Amarantos e Ellen Oléria
Data: 12 de Março
Horário: 17h
Local: Vale do Anhangabaú

Circuito Feminista de Esportes Radicais
Data: 13 de Março
Horário: 10 às 16h
Local: Centro de Esportes Radicais Bom Retiro - Avenida Presidente Castelo Branco, 5546, Bom Retiro

Posse das cerca de 750 representantes da sociedade civil e do poder público dos Fóruns Regionais de Políticas paras as Mulheres da cidade de São Paulo e lançamento da eleição do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo
Data: 14 de Março
Horário: 19 h
Local: Theatro Municipal-  Praça Ramos de Azevedo, s/n - República

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn