Terça-feira, 25 de Abril de 2017 | Horário: 15:24

Programação especial no Planetário do Parque do Carmo comemora aniversário de duas missões espaciais

Exposição e sessão inédita homenageiam os 27 anos do telescópio Hubble e o término da missão da sonda Cassini

O Planetário do Parque do Carmo realizará nesta quarta-feira (26) uma programação especial com exposição e sessão inédita em homenagem aos 27 anos do telescópio Hubble e ao término da missão da sonda Cassini. O evento é gratuito, acontece a partir das 19h e incluirá ainda observação do céu com telescópio.

O objetivo da programação é contar a histórias das duas missões espaciais e debater as descobertas sobre o espaço que a sonda e o telescópio permitiram. A programação é iniciada com uma visita guiada às exposições do planetário, incluindo uma nova mostra sobre as missões espaciais Hubble e Cassini. Às 20h é iniciada a sessão sobre o tema, que será seguida por um bate-papo para solucionar dúvidas e curiosidades.

O telescópio Hubble orbita nosso planeta, completando uma volta ao seu redor a cada 97 minutos. O aparato foi idealizado na década de 40, produzido entre os anos 70 e 80 e só lançado em 1990. Ele permitiu determinar com maior precisão a idade do Universo e abriu discussões sobre os chamados buracos negros e a existência da energia escura. Já o satélite Cassini-Huygens é uma missão espacial não tripulada que viajou por quase sete anos, passando próximo de Vênus e Júpiter, antes de orbitar Saturno e suas luas. A nave, lançada pela agência espacial norte-americana Nasa em 15 de outubro de 1997, entrou em órbita de Saturno em julho de 2004.

Programação:

19h - Início do atendimento - visita guiada pelas exposições do planetário:

- Paisagens Cósmicas 2009;
- Rochas, Minerais e Meteoritos;
- Instrumentos astronômicos antigos;
- Exposição elaborada com o tema Hubble-Cassini.

20h - Sessão ao vivo: Hubble-Cassini

20h50 - Parte final: Bate papo informal sobre as dúvidas surgidas durante a sessão.

21h20 – Encerramento.

Obs.: 1) Haverá observação do céu com um telescópio do lado de fora do Planetário durante todo o evento, se as condições climáticas assim permitirem.

2) Se a procura for grande (200 pessoas ou mais pessoas), distribuiremos mais senhas para a sessão de cúpula, a partir das 19h30

Serviço:
Sessão Espacial Hubble / Cassini