Notícia na íntegra

Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

Projeto “Samba com as Mãos” faz tradução em Libras de sambas-enredos

Horário: 00:00
Iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência visa tornar a festa do carnaval mais acessível
830860-Samba com as Mãos - Libras

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza a segunda edição do projeto “Samba com as Mãos”, que disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo. O objetivo é incluir pessoas surdas ou com deficiência auditiva na maior festa cultural do país.

A iniciativa foi articulada pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e pela SPturis, com as traduções sendo feitas por uma equipe de 17 intérpretes da Central de Interpretação de Libras (CIL) da Prefeitura de São Paulo.

A equipe de intérpretes da CIL começou a estudar os sambas enredos ainda no dia 24 de janeiro, realizando reuniões com algumas escolas para entender o significado das músicas mais complexas.

“Primeiro estudamos a letra junto com a sinopse, para entender a inspiração do samba e o que as escolas querem transmitir. É por meio desse levantamento, buscando equivalências, que é feita a construção da letra com a língua de sinais. E quando não conseguimos entender esse contexto, com a sinopse e a letra da música, procuramos a escola de samba, porque nem sempre a nossa interpretação pessoal é a correta. Além disso, também contamos com dois interpretes surdos na equipe para esses casos de tradução, porque eles têm uma percepção melhor dessa parte visual do que nós, que escutamos o samba”, explicou a interprete da CIL Fernanda Bottosi.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva, sendo 120 mil surdos ou com grande dificuldade em ouvir.

Veja abaixo os vídeos das traduções dos sambas-enredos para Libras de 2017:

Acadêmicos do Tatuapé

Acadêmicos do Tucuruvi

Águia de Ouro

Dragões da Real  

Gaviões da Fiel

Império da Casa Verde

Mancha Verde

Mocidade Alegre

Nenê de Vila Matilde

Rosas de Ouro 

Tom Maior

Unidos de Vila Maria  

Unidos do Peruche

Vai-Vai

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn