Quinta-feira, 10 de Novembro de 2016 | Horário: 17:52

Projeto-piloto de câmeras de monitoramento acopladas à iluminação pública é iniciado em Heliópolis

Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o entorno do CEU Heliópolis ganhou 13 câmeras de monitoramento acopladas nos pontos de iluminação pública. Mais de 70 mil lâmpadas de LED foram instaladas na cidade
1362452-Vistoria às câmeras de monitoramento de Heliópolis

Após implantar mais de 70 mil pontos de iluminação LED em diferentes bairros da capital paulista, a Prefeitura de São Paulo iniciou a instalação de câmeras de monitoramento acopladas à nova tecnologia nos postes. O objetivo é ampliar a sensação de segurança, especialmente na periferia da cidade, e fazer o monitoramento de mobilidade urbana para identificar possíveis gargalos no transporte público e no trânsito em tempo real. Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o projeto-piloto foi iniciado em Heliópolis, no entorno do Centro Educacional Unificado (CEU) do bairro, com 13 equipamentos.

Dosequipamentos implantados, 11 têm captação fixa e duas operam no sistema chamado PTZ, que giram até 360 graus, ampliam ou reduzem a imagem, de forma pré-programada ou quando acionadas. O controle das imagens é feito por meio de uma central dentro do CEU Heliópolis. De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), José Alberto Serra, os equipamentos estão sendo utilizados para monitorar ocorrências de mobilidade urbana e segurança do entorno do CEU.

Segundo o secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, a Guarda Civil Municipal (GCM) conta com 100 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, interligadas a uma central de monitoramento. Com o avanço do projeto, as imagens das câmeras acopladas à iluminação pública também poderão ser enviadas para central, ampliando a segurança dos paulistanos.

“O segundo passo, depois desse projeto-piloto, é ver de que forma podemos articular para todas as imagens produzidas nesse trabalho com as centrais da CET e da GCM”, disse o secretário.

LED nos bairros
Por meio do programa LED nos Bairros, em dezembro do ano passado, a comunidade de Heliópolis recebeu cerca de 1.300 pontos de iluminação com essa tecnologia, beneficiando 224 ruas. Além da implantação em Heliópolis, o programa implantou ainda 6.600 pontos na Pedreira, 5.900 no Jardim Helena, 12.164 no Jardim Ângela,11.300 em Sapopemba, 534 no Jardim Monte Azul, 10,070 na Brasilândia, 7.181 no Lajeado e 5.100 no distrito de Raposo Tavares.

Além disso, quase 19 mil pontos de iluminação LED foram instalados pela atual gestão em locais como a Marginal Pinheiros, a avenida 23 de Maio, o entorno da Arena Corinthians, em Itaquera, e o Beco do Batman, na Vila Madalena. A região central também ganhou 700 pontos de LED na Virada Cultural, que ficaram como legado para a população.

As luminárias LED têm vida útil maior que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio, pois duram aproximadamente 12 anos, enquanto os outros tipos não passam de cinco anos, em média. As lâmpadas de LED também consomem até 50% menos energia elétrica.

Desde o início de 2013, mais de 250 mil pontos de iluminação pública foram remodelados em toda a cidade, substituindo lâmpadas de vapor de mercúrio por vapor de sódio e metálico, e quase 50 mil novos foram criados em locais onde não existia luz.

Crédito: Fernando Pereira/SECOM