Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2016 | Horário: 19:00

São Paulo assina convênio para intercâmbio de experiências em saúde pública

Fernando Haddad firmou memorando de entendimento com a Prefeitura da Cidade do México. País é pioneiro nas ações de saúde em casa
1446388-O prefeito Fernando Haddad assinou um memorando de entendimento com o prefeito da Cidade do México, Miguel Angel Mancera Espinosa (ao centro), e Daniel Martinez (à dir.), prefeito de Montevidéu.

No último ato de que participou, na tarde desta sexta-feira (2), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou um memorando de entendimento com a Prefeitura da Cidade do México, representada pelo prefeito Miguel Angel Mancera Espinosa, para intercâmbio de experiências na órbita do programa “El Médico en tu Casa”, ou “Saúde em Casa”. Também assinou o convênio o prefeito Daniel Martinez, de Montevidéu. Participam ainda as cidades de Bogotá e Caracas, cujos prefeitos não estavam presentes.

O México é o pioneiro nas ações de saúde em casa, desde os anos 60 do século passado, quando enfrentou primeiro a questão do controle de natalidade e depois de doenças sexualmente transmissíveis. Hoje, o programa municipalizado leva a domicílio os serviços de saúde para mulheres grávidas, pessoas adultas, enfermos sem capacidade de mobilidade ou terminais e pessoas incapazes.

Fernando Haddad encerra nesta sexta-feira (2) sua viagem à Cidade do México. Firmou convênios de trocas de experiência nas áreas de urbanismo, paisagismo, manutenção de parques e saúde pública. Além disso, representou a cidade de São Paulo no certame “Desafio aos Prefeitos”, promovido pela Bloomberg Foundation, onde a cidade saiu-se vencedora com uma proposta de plataforma digital para que produtores rurais da região de Parelheiros se conectem diretamente com mercados e restaurantes interessados em seus produtos.

São Paulo estava entre as primeiras 290 propostas oferecidas e receberá um prêmio de US$ 5 milhões para o desenvolvimento e implantação do projeto. Na rodada final, derrotou as cidades de Bogotá, Medellin, Guadalajara e Santiago do Chile.