Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017 | Horário: 15:12

São Paulo comemora 463 anos com programação cultural gratuita

Haverá shows de Zeca Baleiro, Max de Castro e Wilson Simoninha, maratona circense na Av. Paulista e leituras dramáticas na Biblioteca Mário de Andrade

Os espaços culturais e de lazer de São Paulo terão programação artística gratuita, com shows, circo, teatro e leituras dramáticas, para comemorar o 463º aniversário da cidade, em 25 de janeiro.

Entre os destaques da programação estão uma maratona circense na Avenida Paulista e leituras dramáticas com atores consagrados na Biblioteca Mário de Andrade, na região central. Com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), nove atrações contarão com tradução em Libras para o público surdo e com deficiência auditiva. Entre elas, maratona circense para crianças e leitura de poesias com grandes nomes da dramaturgia brasileira. Veja mais informações.

Na Chácara do Jockey, o destaque vai para os shows de Zeca Baleiro e do projeto Baile do Simonal, que reúne Max de Castro e Wilson Simoninha. Demônios da Garoa tocam no Mercado Municipal de São Paulo, o popular Mercadão. A programação completa está disponível na página da Secretaria Municipal da Cultura.

Durante a tarde do feriado, os atores Regina Duarte, Bárbara Paz, Fúlvio Stefanini, Pascoal da Conceição e Juca de Oliveira apresentarão na Biblioteca Mário de Andrade a série de monólogos “Grandes Atores, Grandes Textos”. A convite da Secretaria Municipal de Cultura, os atores vão selecionar obras teatrais que sempre quiseram encenar ou que marcaram suas respectivas carreiras e as apresentarão no auditório, em forma de leitura dramática. Ao final de cada sessão, acontecerá um bate-papo com o público.

Para a criançada, uma maratona de circo acontecerá no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), das 10h às 19h. A ideia é relembrar um momento histórico do circo em São Paulo, quando o Palhaço Piolin montou sua lona no mesmo local, atendendo a um pedido de Pietro e Lina Bo Bardi, organizadores da exposição do cinquentenário da Semana de Arte Moderna em 1972.

A programação abre com a Cia. K, que faz performances aéreas com atores presos em um guindaste. Na sequência, o público se diverte com as apresentações dos Irmãos Sabatino, da Palhaça Rubra e do grupo Parlapatões, que apresenta diversos esquetes clássicos circenses. O encerramento fica por conta do grupo Jogando no Quintal, que simula um animado jogo de futebol entre palhaços em que a plateia também participa.

Atividades para crianças também vão abrir a programação do Parque Chácara do Jockey, na Zona Oeste. As atividades começam com a Trupe Pé de Histórias, às 11h, e seguem às 12h30 com oficinas de fantasia. À tarde, o músico Zeca Baleiro se une ao grupo Rastapé para apresentar um show que mistura MPB com forró. O encerramento dançante fica com o Baile do Simonal, projeto que reúne Max de Castro e Wilson Simoninha, que terá a participação especial da cantora Sandra de Sá.