Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014 | Horário: 09:15

São Paulo ganha ciclopassarela sobre Marginal Pinheiros

* Atualizada às 17h29

O prefeito de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (20) uma ciclopassarela de 180 metros de extensão que liga o Parque do Povo à Ciclovia da Marginal Pinheiros, na zona oeste da cidade, passando sobre a marginal e os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Clique aqui e veja o mapa do local onde foi construída a passarela.

"São Paulo está há uns 20 anos atrasado em relação ao resto do mundo, só que em pouco tempo nós vamos conseguir alcançar, porque nós estamos fazendo parcerias com o governo Federal, com o governo Estadual, estamos fazendo muita parceria. Então nós vamos correr atrás do prejuízo e entregar tanto trilho como BRT, quanto ciclovia, que é o que São Paulo já devia ter há pelo menos 30 anos", afirmou o prefeito Fernando Haddad.

A ciclopassarela é uma contrapartida de um empreendimento instalado na região e tem como objetivo minimizar os impactos no trânsito. O projeto da ciclopassarela foi concebido pela empresa responsável pelo empreendimento e aprovado na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb). A via possui rampas e um elevador para facilitar o acesso, e foi construída com estrutura metálica, laje em concreto e guarda corpo em aço galvanizado.

Ciclovias
Até o momento, São Paulo conta com 20,3 km de rede cicloviária inaugurados nesta gestão. A meta é atingir 400 km até o final de 2015. Somente neste mês a Prefeitura pretende inaugurar 30,6 quilômetros de ciclovias na cidade.  Clique aqui e saiba os locais previstos para receber as ciclovias em agosto.

"A ciclovia não é só mobilidade. As pessoas estão imaginando que é só questão de mobilidade. É também uma questão de mobilidade, mas é um transporte não poluente que faz bem para a saúde como nenhum outro transporte. É um transporte que dialoga diretamente com uma agenda de saúde, que tem a ver com alimentação, que tem a ver com obesidade, pressão alta, diabetes. Eu estou orientando o José de Filippi [Saúde] a convocar os médicos da Prefeitura para quando prescrever exercício físico citar a ciclovia", disse Haddad.

Nos próximos dias, a partir da ciclopassarela, será concluída a conexão com um novo trecho de ciclovia, que irá até as vias para ciclistas já existentes na Avenida Brigadeiro Faria Lima e na Marginal do Rio Pinheiros.

As primeiras ciclovias, dentro da proposta de expansão, surgiram em junho deste ano. Desde então, 12 ativações já foram realizadas (contando com esta da ciclopassarela).

Corredor

O prefeito Fernando Haddad também visitou nesta quarta-feira as obras do corredor de ônibus Faria Lima/Cidade Jardim. O trecho exclusivo será instalado entre a Av. Brig. Faria Lima e a Ponte Cidade Jardim, com extensão de 720 metros e investimento previsto de R$ 7,8 milhões, proveniente da Operação Urbana Faria Lima.

A previsão é que a obra seja concluída em novembro. O novo eixo beneficiará pelo menos 160 mil usuários de ônibus municipais que passam por esse trecho.

Leia mais: São Paulo terá 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2015

Imagens para download: