Segunda-feira, 8 de Maio de 2017 | Horário: 17:19

Segunda semana do Maio Amarelo tem ações voltadas aos ciclistas

Movimento tem o objetivo de incentivar a convivência entre os modais e conscientizar sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito

A Prefeitura de São Paulo inicia nesta segunda-feira (8) a segunda semana do Maio Amarelo, movimento que tem o objetivo de incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito. Desta vez o foco será nos ciclistas, com ações para todas as idades.

A ideia da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes é incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte. Para orientar os futuros motoristas e ciclistas, foi montado um circuito de bicicletas para as crianças no Shopping Eldorado, na Zona Sul. Até o próximo domingo (14), elas poderão usar as bicicletas com rodinhas e receber informações sobre segurança de trânsito.

No circuito, serão simuladas situações corriqueiras no trânsito, como a travessia de pedestre em uma faixa e a importância do ciclista, motorista e motociclistas pararem para dar a preferência. Além das bikes, estarão disponíveis equipamentos de segurança, como luvas e capacetes, para serem utilizadas pelos pequenos ciclistas. O espaço vai funcionar das 13h às 17h e é gratuito.

Ao longo da semana, também estão programadas apresentações e atividades dentro das escolas municipais. Além da programação definida pela Prefeitura, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar do Maio Amarelo e sugerir programações próprias pelo site do evento

Manutenção de bicicletas
Os parques da cidade também vão contar com atividades para ciclistas. A Shimano, em parceria com a Caloi, vai oferecer gratuitamente serviço mecânico básico em sete parques da capital.

Os ciclistas, tanto os profissionais como os amadores, poderão receber ainda dicas de segurança nas tendas que serão montadas nos parques, além de poder consertar câmaras de ar, encher pneus, fazer regulagens, ajustes e apertos simples nas bicicletas.

Quem passar pelos estandes também vai ser presenteado com uma sacochila do Maio Amarelo, uma ótima opção para levar pequenos objetos enquanto pedala.

Os atendimentos nos parques vão acontecer sempre das 8h às 15h seguindo o seguinte cronograma:
08/05 - Parque do Povo
09/05 - Parque do Carmo
10/05 - Endereço a confirmar
11/05 - Parque do Tietê
12/05 -Parque Radical
13/05 - Parque Ibirapuera

Teatro no metrô
Alunos de artes cênicas que são estagiários na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão fazer apresentações nas estações do Metrô de São Paulo. A peça tem duração de 30 minutos e é gratuita. Nela, os cinco jovens atores vão mostrar a importância de convivência entre os modais e os conflitos que muitas vezes surgem no trânsito entre motoristas e ciclistas.

A partir de terça-feira (09), a programação no Metrô será sempre às 12h e às 14h nas estações:
09/05 -Estação Sé
10/05 - Estação Brás
11/05- Estação Vila Prudente
12/05 - Estação Tatuapé

Maio Amarelo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, participa da iniciativa mundial com mais de cem atividades. Na semana passada, as ações foram voltadas a proteção aos pedestres. Veja a programação completa e os detalhes do evento.

Alguns monumentos da cidade vão ser iluminados na cor amarela pelo Ilume (Departamento de Iluminação Pública), entre eles, Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Monumento 80 Anos da Imigração Japonesa, além das pontes Estaiada e das Bandeiras. O prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, localizado no Centro da cidade, recebeu um laço amarelo na fachada.

O Maio Amarelo conta também com a parceria da Fundação Bloomberg e do aplicativo 99, que vai doar 300 racks de bike para os táxis pretos, justamente para incentivar a integração entre os modais (bicicleta e táxi). Por meio do app também é possível, durante o mês de maio, participar de game dos modais que vão dar vouchers para os ganhadores.