Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017 | Horário: 16:38

Seminário sobre acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência capacita prefeitos regionais

Encontro teve como intuito criar ponto focal especializado em acessibilidade em cada Prefeitura Regional

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quinta-feira (19) o Seminário de Capacitação de Secretários Municipais e Prefeitos Regionais sobre Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, com objetivo de tornar a cidade mais inclusiva a todos.

A ação, que é uma iniciativa das secretarias municipais de Prefeituras Regionais e da Pessoa com Deficiência, tem como principal objetivo conscientizar os gestores públicos municipais sobre o conceito de acessibilidade, bem como sobre o cumprimento a Lei Brasileira de Inclusão e a Portaria Intersecretarial 46/13 – SMPED/SMSP, que prevê um representante da SMPED/CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade, em todas as Prefeituras Regionais.

"É preciso que cada prefeito regional tenha também um olhar para a causa da pessoa com deficiência. Exatamente com isso, surgiu a ideia, junto com o Cid (Torquato), de fazermos um seminário de capacitação para que cada Prefeitura Regional tenha, usando a palavra da moda, um ponto focal. Uma pessoa que seja preparada para ter o olhar que a Secretaria de Pessoa com Deficiência tem. Para que não tenha a necessidade de que cada ação, em cada canto da cidade, precise da aprovação da secretaria para ser realizada”, explicou o vice-prefeito e secretário de Prefeituras Regionais, Bruno Covas.

O secretário municipal de Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, falou sobre a necessidade de inclusão social. “A cidade já tem mais de 2,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Esse público precisa ser incluído socialmente por questões de sustentabilidade. Não pode ficar um número tão grande de pessoas à margem do sistema. E, de acordo com algumas pesquisas, o maior impeditivo das pessoas com deficiência na sociedade em geral é a questão da acessibilidade física.  A pessoa não consegue sair de casa, não consegue andar na rua, entrar no transporte público, entrarem prédios. Tudopor falta de acessibilidade”, ressaltou.

O prefeito João Doria também participou da abertura do seminário. Em sua fala, ele destacou a importância dos prefeitos regionais compreenderem os processos de valorização da pessoa com deficiência.

“Os prefeitos regionais compreenderem a dimensão e a importância do processo de valorização da acessibilidade, e compreenderem as regras e como são aplicadas, vai agilizar o processo e melhorar o entendimento. Além de melhorar também a orientação para o setor privado. Além de ajudar também os órgãos públicos municipais a serem os primeiros a respeitar a acessibilidade. E a consulta à secretaria passa a ser apenas quando existirem dúvidas”, afirmou o prefeito.

De acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE, vivem na cidade de São Paulo hoje mais de 2,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.