Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2017 | Horário: 13:34

SP Cidade Linda entrega revitalização do Túnel Nove de Julho

Intervenção inclui reativação dos chafarizes e novos jardins. Passagem foi aberta em 1938 para interligar a região da Avenida Paulista e a Zona Sul
1036698-Entrega das Obras de Revitalização do Túnel e Chafarizes da Av. 9 de Julho

O programa São Paulo Cidade Linda entrega nesta sexta-feira (10) a revitalização do Túnel Nove de Julho – Dr. Daher Elias Cutait, na região central. Inaugurada em 1938, a passagem ganhou nova pintura, reativação de dois chafarizes e novos jardins. A Avenida Nove de Julho foi primeira via a receber a operação de zeladoria, iniciada em 2 de janeiro.

“Nós estamos agora tendo a oportunidade de entregar para a cidade o túnel recuperado em toda a sua extensão: iluminação, acabamentos internos, sinalização, paisagismo, as fontes. É um dos marcos da nossa cidade”, afirmou o prefeito João Doria, após visita à praça que abriga um dos chafarizes.

Os trabalhos de recuperação foram executados no período noturno e com acompanhamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para evitar transtornos no tráfego da região. No total, foram necessárias 125 horas de trabalho de uma equipe de 42 pessoas.

As paredes passaram por três lavagens, que empregaram 504 metros cúbicos de água de reuso. Foi realizada raspagem, limpeza dos azulejos e corrimãos, além de pequenas reposições de alvenaria. Os funcionários pintaram 13.700 metros quadrados do túnel, que tem, no total, 1.045 metros de extensão (ida e volta). A pintura utilizou no total 4.248 litros de tinta, das cores amarela, preta e branco gelo.

As entradas do túnel receberam novo paisagismo, com os arbustos buxo e clusia, mudas de agave azul e strelitzia e folhagens de guaimbê. Para recuperar a iluminação, as duas passagens subterrâneas ganharam 66 novos projetores. Os túneis contam agora com 411 luminárias.

O serviço foi bem avaliado pelos moradores da região. “Moro aqui há treze anos e não conhecia este local. Era muito abandonado, com sujeira e escuro. Dava uma sensação de insegurança. Eu não acreditava que algum dia ia ver o chafariz funcionando. É incrível”, avalia a arquiteta Marisa Barreto, 38 anos.

Dois chafarizes, que estavam desativados havia dez anos, também foram religados. Serão utilizados 300 mil litros de água de reuso para a reativação. Foram também instalados 4 projetores para iluminação. As estruturas necessitam ainda de reforma nos sistemas hidráulico e elétrico, pois apresentam vazamentos nos encanamentos, falhas na impermeabilização e tiveram os fios roubados.

Túneis da 9 de Julho - Antes

Túneis da 9 de Julho - Depois

A reforma completa dos chafarizes será realizada em 45 dias, em uma parceria do Consórcio Belvedere Mirante Nove de Julho com a empresa Qualicorp com previsão de R$ 500 mil em investimentos. As peças tinham sido restauradas pela última vez em 2006.