Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

SP Cidade Linda faz poda de mais de 700 árvores na Avenida 23 de Maio

Horário: 00:00
Equipe com mais de mil pessoas atuou na limpeza e manutenção da via. Ação recolheu cerca de 38,5 toneladas de lixo

A terceira ação do Programa Cidade Linda executou a poda de 728 árvores na Avenida 23 de Maio, principal ligação entre as Zonas Norte e Sul da cidade. Os trabalhos, iniciados no último sábado (14), contaram com uma equipe com mais de mil pessoas, que atuou na limpeza e manutenção de 2,6 quilômetros da via, no trecho entre a Praça da Bandeira e a região do Parque Ibirapuera.

Em uma semana, a ação concentrada retirou quase 38,5 toneladas de lixo da avenida. Foram renovados 10,4 quilômetros de calçadas e canteiros centrais, além de três pontos de ônibus. Houve ainda a instalação de 19 lixeiras e papeleiras. No total, o programa limpou espaços públicos com 50 mil litros de água de reúso e pintou estruturas como guias e muros com 3.120 quilos de cal hidratada.

Um dos destaques da operação foi a limpeza do monumento “80 anos da Imigração Japonesa”, da artista Tomie Ohtake. No último sábado (14), as estruturas passaram por serviços de limpeza, realizados por uma equipe de 12 pessoas com uma máquina antares (de alta pressão). A lavagem retirou os resíduos de poluição e a tinta de pichações, permitindo o início dos trabalhos de restauro da obra.

Nas pistas, foram tapados 25 buracos. O serviço também atuou na drenagem da via, com a limpeza de 102 bueiros, bocas de leão e de lobo, que receberam 12 novas tampas. Três galerias foram desobstruídas.

Mais de 150 mil metros quadrados de jardins passam por conservação, que inclui ainda a remoção de uma árvore morta e o plantio de duas novas mudas. Devido à proximidade com a rede elétrica, a poda de 73 árvores teve o apoio de equipe e de dois caminhões da empresa AES Eletropaulo.

O trabalho de zeladoria urbana foi executado por 1.008 pessoas das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social, Prefeituras Regionais, de empresas que prestam serviços à gestão municipal e de empresas parceiras. Também foram disponibilizados 155 veículos entre viaturas e equipamentos de limpeza.

Avenida 23 de Maio - Antes do Programa Cidade Linda

Avenida 23 de Maio - Depois do Programa Cidade Linda

Ações de Trânsito

Para evitar transtornos à população que circula pela avenida, toda a operação foi acompanhada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans) com 160 agentes de campo, 12 gestores de tráfego e 25 viaturas, entre motos, picapes e guinchos. A equipe da CET também atuou na revitalização de 46 placas de sinalização e no remanejamento de 13 colunas de suporte das placas, com o objetivo de aumentar a segurança do tráfego na via. A SPTrans executou o recape de 65 metros da faixa de ônibus, no trecho entre as ruas Doutor Astollo Araújo e Victor Brecheret.

Iluminação

O programa também promove melhorias em todo o entorno da avenida. Na Praça Santíssimo Sacramento, três lâmpadas queimadas foram trocadas e o local também recebeu quatro novos postes de iluminação. Já no quadrilátero que compreende as ruas Said Aiach, Achilles Masetti, Doutor Flaquer e Carlos Steinen, 10 dez novas unidades de iluminação pública foram instaladas.

Na própria avenida, houve a troca de 15 luminárias de LED, e três postes. Também foram aprimoradas as iluminações do Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 e do Monumento aos 80 anos da Imigração Japonesa, da artista plástica Tomie Ohtake.

Cidade Linda
A Avenida 23 de Maio é a terceira grande avenida a receber as ações concentradas do Cidade Linda. Em três semanas, a operação também já revitalizou as Avenidas Nove de Julho e Paulista. Nas duas primeiras edições, o programa conseguiu retirar das vias mais de 15 toneladas de lixo.

Semanalmente, uma nova via recebe os serviços do programa, que envolve conservação de pavimento; limpeza de galerias; reforma de sarjetas; conserto de passeios, muretas e guias; reforma de acessibilidade; conservação de jardins e canteiros; poda de árvores; troca de lixeiras; limpeza de monumentos; lavagem das calçadas; varrição; retirada de entulhos; manutenção da iluminação pública e das paradas de ônibus; remoção das pichações; reparo de guarda-corpo; da sinalização de trânsito, além da retirada das faixas e cartazes.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Obras, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente. Este fim de semana, o Programa acontecerá na Avenida Santo Amaro, Zona Sul.

Próximas ações do SP Cidade Linda
04 de fevereiro - Avenida Mateo Bei