Sexta-feira, 28 de Abril de 2017

SP Cidade Linda recupera mais de 9,5 mil m² de jardins na Avenida Giovanni Gronchi

Em uma semana, a 17ª operação do programa recolheu 19 toneladas de lixo

O SP Cidade Linda recuperou mais de 9,5 mil metros quadrados de jardins na Avenida Giovanni Gronchi, na Zona Sul. As ações da 17ª etapa do programa foram responsáveis pela remoção de aproximadamente 19 toneladas de lixo. A iniciativa começou no último sábado (22) e durante toda semana os serviços de zeladoria e manutenção foram intensificados não apenas ao longo dos 8 quilômetros de extensão da via, que liga a avenida Morumbi a Estrada de Itapecerica, mas também de outras importantes vias da região, como a Hebe Camargo.

A Praça Vinícius de Morais passou por uma manutenção completa, com serviços de jardinagem, plantio de árvores, instalação de iluminação, pintura de bancos e instalação de lixeiras. A mureta de proteção aos pedestres foi reconstruída e as pistas de pistas de skate estão recuperadas. A escultura “Andando - Monumento a São Paulo”, de Galileo Ememndabili, instalada no local em 2007, foi lavada. Como parte do programa Nossas Bandeiras, a praça também recebeu mastros para o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado e do município.

A drenagem da avenida também passou por melhorias, com a limpeza de 197 bocas de lobo, de leão e bueiros. Passaram por manutenção 190 metros de galerias e foram trocadas 6 tampas de bocas de lobo, 4 guias chapéu e 3 grelhas.

Foram podadas 392 árvores, sendo 343 unidades com a ajuda da concessionária AES Eletropaulo, devido à proximidade com a fiação elétrica. Cinco novas mudas foram plantadas e quatro árvores tiveram que ser removidas.

As ações de limpeza contaram com aproximadamente 10 mil litros de água de reuso. A avenida também recebeu serviços de varrição, limpeza manual e mecanizada. Foram instaladas 146 lixeiras do novo modelo, de ferro galvanizado.

Com o objetivo de melhorar a circulação de veículos e pedestres, 45 placas de sinalização e 1.223 metros quadrados de sinalização horizontal passaram por manutenção.  O tempo de 18 semáforos foi revisto e 19 placas com os nomes das ruas da região foram instaladas. Todo trabalho foi acompanhado por 64 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego, com 17 viaturas e três guinchos.

Para os pedestres que transitam pela avenida, houve a conservação de 24,5 metros quadrados de calçadas, 3 metros de guias e 118 metros de sarjetas. A via ainda recebeu reparos e reformas das suas rampas com acessibilidade.

Os pontos de ônibus de toda a avenida passaram por manutenção completa, com lavagem, retirada de propagandas irregulares e aplicação de novos adesivos com informações sobre linhas e itinerários. Dois totens de parada de ônibus que foram derrubados por acidentes de trânsito acabaram substituídos.

A
 iluminação da avenida passou por revisão completa, com consertos e substituição de lâmpadas. O Departamento de Iluminação Pública (ILUME) fez rondas de fiscalização, manutenção e limpeza nas 333 luminárias da região e 22 delas passaram por reparos. Também foram identificadas regiões que necessitavam de reforço de iluminação para instalação de novos pontos de luz.

Toda a ação contou com a participação das prefeituras regionais do Butantã e Campo Limpo. Mais de 700 funcionários trabalharam em toda a operação, que contou com aproximadamente 100 veículos e equipamentos de limpeza.

Veja as próximas ações do programa SP Cidade Linda