Notícias

SP Cidade Linda retirou 2,3 toneladas de lixo na região da República

Sétima operação fez serviços de zeladoria nas avenidas Ipiranga e São Luiz. Equipes de limpeza varreram mais de seis quilômetros

De Secretaria Especial de Comunicação

A sétima edição do programa SP Cidade Linda coletou aproximadamente 2,3 toneladas de lixo na Praça da República e nas avenidas Ipiranga e São Luís. Os trabalhos começaram no último sábado (11) e ao longo de toda a semana, as ações de limpeza, manutenção e zeladoria foram intensificados.

O programa atuou em 2 quilômetros de vias e nos 54 mil metros quadrados da praça com limpeza, pintura, jardinagem e recuperação de equipamentos públicos. No total, trabalharam na operação cerca de 600 pessoas, com o auxílio de mais de 100 veículos e equipamentos. A limpeza empregou ainda duas varredeiras de grande porte e uma de pequeno porte.


Serviços de jardinagem - Antes

 Serviços de jardinagem - Depois

As calçadas da região também receberam manutenção, com reformas em guias, sarjetas e na acessibilidade. Os serviços incluíram a pintura de 5,2 metros de guias, trabalho que empregou 480 quilogramas de cal.

A lavagem de vias e calçadas empregou 80 metros cúbicos de água de reuso e 350 litros de produtos químicos. As vias receberam dois novos pontos de entrega voluntária de recicláveis (PEVs) nas praças da República e Alfredo Issa, além de 35 novas lixeiras de ferro galvanizado.

A Companhia de Engenharia de Tráfego revitalizou 55 placas de sinalização, realizou a pintura de 962 m² de sinalização horizontal e a manutenção de grupos focais em 5 cruzamentos semafóricos.

Na Praça da República foram limpos oito monumentos: Baden Powel, de Vicente Larocca; Bernardino de Campos, de Luiz Morrone; Caetano de Campos e Cesário Mota, de Amadeo Zani; Carolina Ribeiro, de Luiz Morrone; Doutor Luiz Lázaro Zamenhoff, de Sampaio e Fernando Martins Gomes; Mercúrio em Repouso e o marco em homenagem a Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Já n a Praça Dom José Gaspar foram mais sete: Camões, de José Cucê; Cervantes, de Rafael Galvez; Chopin; Marco em homenagem ao Sesquicentenário da Independência; Cruzeiro; Dante, de Bruno Giorgi, e Goethe, de Tao Sigulda. Todos passaram por procedimento de limpeza supervisionado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH).

Foram retirados resíduos de 65 bocas de lobo e bocas de leão. As equipes da Loga, responsáveis pela coleta de resíduos, percorreram um perímetro de 9 quilômetros e meio com o auxílio de 17 veículos e 64 funcionários. 

As rondas da equipe de manutenção do Departamento de Iluminação Pública da cidade (Ilume) identificaram problemas em 52 pontos de luz, sendo 46 lâmpadas e 6 luminárias. Todas já foram trocadas e estão em funcionamento.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Prefeituras Regionais, contando com apoio das pastas de Desenvolvimento Social, Serviços e Obras, Ilume, Transportes e Mobilidade, Segurança Urbana e Verde e Meio Ambiente.

Todas as semanas, o SP Cidade Linda promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.

A região da Praça da República é a sétima a receber o programa. A operação também já revitalizou as avenidas Mateo Bei, Tiradentes, Santo Amaro, 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista. No próximo fim de semana, a ação acontecerá na Av. Inajar de Souza, na Zona Norte. 

Próximas ações do SP Cidade Linda
25 de fevereiro - Avenida Dona Belmira Marin
04 de março - Avenida Rubem Berta
11 de março – Praça da Sé
18 de março – Cruzeiro do Sul
25 de março – Marechal Tito

Leia também:
Avenidas e praça de SP recebem novo modelo de lixeiras
Programa SP Cidade Linda revitaliza Praça da República e avenidas do Centro
SP Cidade Linda desobstrui 425 metros de galerias na Avenida Mateo Bei
SP Cidade Linda entrega revitalização do Túnel Nove de Julho
SP Cidade Linda chega à Zona Leste com revitalização da Avenida Mateo Bei
SP Cidade Linda cuida de 33 mil metros quadrados de jardins na Avenida Tiradentes
Região da Avenida Tiradentes é quinta a receber Programa SP Cidade Linda
Prefeitura realiza limpeza e pintura da Ponte das Bandeiras
SP Cidade Linda na Avenida Santo Amaro limpa 494 bueiros, bocas de lobo e de leão
Programa SP Cidade Linda chega à Avenida Santo Amaro, na Zona Sul
SP Cidade Linda faz poda de mais de 700 árvores na Avenida 23 de Maio
Prefeitura conclui serviço de limpeza da Ponte Estaiada
Parceria revitaliza canteiros na Praça Cidade Jardim e na Avenida 9 de Julho
Programa SP Cidade Linda começa na Avenida 23 de Maio
Com duas ações concluídas, SP Cidade Linda já retirou mais de 15 toneladas de lixo da capital
São Paulo Cidade Linda chega neste sábado (14) à Avenida 23 de Maio
Prefeito participa de reunião operacional do programa Cidade Linda
Avenida Paulista recebe Programa São Paulo Cidade Linda
Avançam os serviços de zeladoria na Ponte Estaiada
Doria reafirma comprometimento com austeridade e detalha primeiras medidas da gestão
Ponte Estaiada recebe serviços de zeladoria do Programa São Paulo Cidade Linda
Prefeitura institui o programa “São Paulo Cidade Linda”
Prefeitura lança programa de zeladoria urbana São Paulo Cidade Linda