Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017 | Horário: 09:37

Temporais de segunda (16) equivalem a 20% da chuva esperada para janeiro

Nesta madrugada, o Centro de Gerenciamento de Emergências colocou as Prefeituras Regionais da Penha, Ermelino Matarazzo e Ipiranga em alerta

As chuvas intensas que atingiram a Capital nesta segunda-feira (16) e na madrugada de terça-feira (17) equivalem a 20% das precipitações esperadas para janeiro pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A Zona Leste foi a região mais atingida, com índice de 67mm, 25% maior do que a média da cidade. Os temporais causaram nesta madrugada, das 23h40 às 0h10, estados de alerta nas subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo e Ipiranga.

Durante a noite, foram registrados os transbordamentos do Córrego Franquinho, na altura da Rua Dom Helder Camara, na Penha, e do Córrego Ponte Rasa, na altura da Rua Maria Leocádia, em Ermelino Matarazzo, ambos na Zona Leste. O Córrego Ipiranga também transbordou, na região próxima à Praça  Leonor Kaupa, onde foi registrado índice de chuvas de 44,2mm.

Em toda cidade, o volume médio de chuvas foi de 52,1mm, um quinto da média de 259,1 mm esperada para janeiro. As chuvas fortes chegaram primeiro ao extremo sul da capital paulista. Segundo o CGE, durante a tarde as imagens de radar mostraram nuvens com grande volume de precipitação, porém impactando uma região menos urbanizada e com maior área verde. A zona sul e a Marginal Pinheiros estiveram em estado de atenção das 15h30 até 17h17.

A partir do início da noite, o sistema de baixa pressão atmosférica passou a ganhar força, deslocando-se no sentido norte para sul e intensificando as chuvas sobre a Capital e cidades vizinhas. Das 21h30 até 1h06, foi decretado um novo estado de atenção, desta vez em todas as regiões da cidade e nas Marginais Pinheiros e Tietê. O prosseguimento das instabilidades proporcionou condições para extravasamentos de córregos, formação de alagamentos e aumentou o risco de deslizamentos de encostas. Não foram registradas rajadas de vento.

Alagamentos

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), houve o registro de 14 pontos de alagamento intransitáveis. A maior parte deles aconteceu na Zona Leste, dos quais dois na subprefeitura Aricanduva/ Vila Formosa, quatro na Mooca, um em São Miguel Paulista e um na Vila Prudente. Os demais pontos de alagamento ocorreram na Zona Norte, em Pirituba/ Jaraguá e em Santana, e na Zona Sul, em Santo Amaro.

Árvores

Durante todo a noite de segunda-feira (16) e a madrugada de terça-feira (17), o Sistema de Gerenciamento de Ocorrências Críticas (SGOC) do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) registrou 14 quedas de árvores em toda a cidade. Novamente, a região leste foi a mais atingida, com duas quedas registradas na Mooca, uma na Penha e uma em Sapopemba.

Semáforos

De acordo com a ferramenta Sinal Verde da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apenas 0,454% dos semáforos da cidade não estavam operando às 6h de terça-feira (17), sendo 0,423% em  manutenção e 0,031% por falta de energia elétrica. Atualmente a cidade possui 6.294 cruzamentos semaforizados.

Previsão do tempo
A terça-feira (17) começou com tempo fechado e chuvoso na Capital. De acordo com a rede de estações meteorológicas automáticas do CGE, a presença de uma área de baixa pressão sobre o leste paulista mantém o tempo instável com chuva intermitente ao longo de todo o dia. As precipitações variam de intensidade e o acumulado será significativo. O solo muito encharcado e o nível elevado dos rios e córregos que cortam a região metropolitana mantém alto o potencial para deslizamentos de terra, formação de alagamentos e transbordamentos. Por conta da cobertura de nuvens e das chuvas, a máxima alcança os 27°C.

A quarta-feira (18) será mais um dia com muitas nuvens, chuva e períodos de melhoria. As pancadas podem ser mais intensas, principalmente nos períodos da tarde e noite. Há potencial para alagamentos e deslizamentos. Os termômetros oscilam entre 19°C e 27°C.