Sexta-feira, 20 de Maio de 2016 | Horário: 13:51

Unidade Móvel de Cidadania LGBT entra em atividade na zona sul

A política municipal de proteção à população LGBT ganhou mais um equipamento itinerante, que irá circular por toda a zona sul. A segunda unidade móvel de Cidadania LGBT iniciou nesta sexta-feira (20) suas atividades na Praça João Tadeu Priolli, no Campo Limpo, zona sul da cidade. A van oferece apoio psicológico, jurídico e social, além de testes rápidos de HIV e atividades culturais.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, o serviço integra um conjunto de ações de promoção da tolerância na cidade. “Temos que combater toda e qualquer forma de intolerância. A gente sabe que a comunidade LGBT sofre muita intolerância, que às vezes começa dentro de casa, às vezes a pessoa é expulsa de casa, da escola, do mercado de trabalho, e restam poucas alternativas para a pessoa se desenvolver como ser humano. Este equipamento é para resgatar trajetórias que foram interrompidas e que podem ser retomadas com o apoio do poder público”, disse Haddad, no evento de abertura da unidade móvel.

A van irá percorrer diversos pontos da zona sul com oferta de atendimento com psicólogo, advogado e assistente social. O serviço funciona de quarta-feira a domingo, das 18h às 23h. O acolhimento é feito por agentes de direitos humanos, que também realizam encaminhamento para acompanhamento no Centro de Cidadania LGBT de Santo Amaro, inaugurado há 45 dias.

“Em geral, o poder público pede que o cidadão se desloque e vá para o equipamento público, é ele que tem que se mexer, é ele que tem que buscar o seu direito. O que a gente aposta em unidades móveis como esta é inverter esta lógica e a gente ir até o cidadão. O Estado tem que estar na rua, porque a vida acontece na rua. Precisamos que as pessoas sejam respeitadas em todos os lugares”, defendeu o secretário municipal Felipe de Paula (Direitos Humanos e Cidadania).

Nos próximos dias, o equipamento vai passar por M’Boi Mirim, Parelheiros, Capão Redondo e Santo Amaro (veja a agenda abaixo). Além dos serviços de apoio, as unidades móveis promovem atividades culturais com apresentação de artistas LGBT, oficinas e rodas de conversa. “A população da zona sul está muito longe do centro da cidade. A gente não pode pensar que só tem LGBT no Centro, tem que pensar nas periferias”, disse Gerô Barbosa, coordenadora do Centro de Cidadania de Santo Amaro.

A primeira unidade, que circula desde 2015 na região central da Capital, atende em média 50 pessoas diariamente. Até o final de 2016, estão previstas mais três vans, para atender às zonas leste, oeste e norte. Cada equipamento recebe investimentos de cerca de R$ 150 mil.

Diversidade
A criação de centros de cidadania atende à meta 61 do Plano de Metas da atual gestão, que pretende desenvolver ações permanentes de combate à violência por orientação sexual e/ou identidade de gênero, além de promover a diversidade sexual.

Os equipamentos fixos instalados em Santo Amaro, na zona sul, e no Arouche, no centro, oferecem atendimento psicológico e social, assessoria jurídica e orientações sobre as políticas públicas da Prefeitura. Além desses serviços, serão realizadas palestras, oficinas e debates abertos para toda a população e encaminhamentos nas áreas de saúde, educação e emprego.

Programação - Unidade móvel de Cidadania LGBT
21/05 – Virada Cultural – Palco M’Boi Mirim
Av. Inácio Dias da Silva - Jardim das Flores

22/05 - Virada Cultural – Palco Parelheiros