Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023 | Horário: 19:08

Com prédio sustentável, Prefeitura inaugura Escola Municipal de Educação Infantil Eny Marisa Maia, na Capela do Socorro

Equipada com salas de aula e de informática, brinquedoteca, cozinha e despensa, nova unidade tem 1.158 m² de área construída em três pavimentos e vai atender 200 crianças de 4 a 5 anos de idade
1480639-Inauguração da EMEI Eny Marisa Maia

Com sistemas sustentáveis, como água de reuso e placas solares que aquecem a água utilizada nos banheiros, a Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta (27) a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eny Marisa Maia, na Capela do Socorro, Zona Sul da cidade, região que recebeu durante todo o dia o programa Prefeitura Presente. Esta é a 9ª unidade escolar das 45 que serão inauguradas até 2024.

O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância deste equipamento no local. “Temos alguns índices que precisamos vencer nesta região e a grande ferramenta para virar esse jogo é a educação. Nossa função é gerar oportunidades para as pessoas.”

Segundo o prefeito, com a saúde financeira em dia, é possível fazer investimentos em todas as áreas. “Assim, conseguimos valorizar os profissionais da rede de educação, os funcionários da rede direta e indireta. E ainda fazer equipamentos bons, dar uma melhor qualidade da refeição, de material didático, melhorar transporte escolar gratuito, o uniforme.”

Nunes também ressaltou a escolha do nome da EMEI Eny Marisa Maia. “A Eny foi um exemplo de educadora, uma liderança que pensava à frente do seu tempo e era tia do ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia.”

O secretário de Educação, Fernando Padula, lembrou do legado da homenageada. “Ela é daquelas gigantes da Educação, participou de um grupo que fez uma verdadeira revolução no período de redemocratização durante o governo Mário Covas. Lá na década de 80, ela já falava de um projeto escola de final de semana. Ela também foi secretária municipal de educação na gestão de Marta Suplicy e teve um grande papel na consolidação dos CEUs e na transferência das creches da Assistência Social para a Educação. Ela é um farol para educação.”

Sustentabilidade

Com investimento de R$ 5,6 milhões, o equipamento irá impactar uma região com mais de 594 mil moradores. Os trabalhos para construção do equipamento tiveram início em setembro de 2021 e foram concluídos em agosto deste ano. Com 1.158 metros quadrados de área construída e três pavimentos, a escola está equipada com salas de aulas, brinquedoteca com leitura e vídeo, sala de informática, cozinha, despensa, sala para os professores e coordenadores pedagógicos.

Além disso, a EMEI tem refeitório, depósito, palco para apresentação artísticas, sanitários e solário (espaço para realização de atividades ao ar livre) e playground. A escola poderá atender até 200 crianças de quatro a cinco anos de idade.

A unidade também atende as normas de acessibilidade universal, com instalação de rampas de acesso, elevador, piso tátil, corrimão, sinalização em braile, sanitários e brinquedos acessíveis para as crianças portadoras de alguma deficiência.

“São 60 intervenções em escolas da região. São obras de reforma, ampliação e de novos prédios. Esta escola tem importantes itens de sustentabilidade e com isso a Prefeitura mostra seu compromisso com essas questões e com a educação das crianças”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Marcos Monteiro.

Obras na área da educação

A Prefeitura está realizando o maior programa de manutenção de unidades educacionais da história da cidade. Somente na região da Capela do Socorro, a SIURB concluiu 14 intervenções que contemplam novas coberturas de quadras poliesportivas e reformas de escolas, além de outras 45 obras que estão em andamento em equipamentos da educação. Estão sendo investidos mais de R$ 124,8 milhões nos serviços.

Em agosto foi entregue o Centro de Educação Infantil (CEI) Cleonice Serôa da Motta Berardinelli, totalmente equipado e que atende aproximadamente 200 crianças de zero a três anos de idade. Outras três escolas estão em fase de construção na região, sendo dois novos CEIs e uma Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF). A previsão é de que as obras sejam concluídas até 2024.