Domingo, 12 de Novembro de 2023 | Horário: 18:55

Com temperaturas de até 38,5ºC, domingo foi o dia mais quente do ano

Máxima foi registrada na Vila Mariana, nesta tarde

O domingo (12 de novembro) foi o dia mais quente do ano. Foram 36,9°C de média na cidade, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas - CGE da Prefeitura de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) . Já a maior máxima absoluta, aquela registrada em um único local, ocorreu na Vila Mariana, na Zona Sudeste, com 38,5°C,

Anterior a este dado a maior temperatura máxima média na cidade havia ocorrido em 24/09/2023 com 36,5°C. Já a maior absoluta do ano, aquela registrada em um único local, havia ocorrido na Mooca, e em São Miguel paulista, Zona Leste, com 37,5°C no mesmo dia.

A média de temperatura mínima esperada para o mês de novembro, segundo dados do CGE da Prefeitura de São Paulo é de 17,1°C e a média de temperatura máxima é de 26,4°C. Até este dia 12/11, a média da mínima ficou em 16,6°C e a média da máxima em 28,7°C.

“Seguimos sob a influência de um El Niño, de forte intensidade, este fenômeno meteorológico esquenta as águas do Pacífico Equatorial deixando as médias de temperaturas previstas, acima do normal, assim como o volume de chuva”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.

A primavera começou em 23/09 às 03h50, horário de Brasília e termina em 22/12/20023 às 00h27. A estação é caracterizada pela transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e úmido.

“Na primavera as chuvas são irregulares e picos de temperatura mais altas ou até mesmo mais baixas são comuns, já que ela é uma estação de transição”, explica Garcia. “Em uma primavera sob o efeito do fenômeno El Niño, no geral, as temperaturas ficam mais altas que o normal, e as chuvas de grande volume são concentradas em poucos dias, e em forma de temporais. Isso acontece porque o El Niño costuma atrasar o início efetivo do período de chuvas, complementa o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo.

O CGE da Prefeitura de São Paulo mantém dados de temperatura na cidade desde 2004, e de acordo com este histórico, os recordes já registrados na primavera, desde o início das medições são:

02/10/2020: Maior temperatura máxima média na cidade 37,3°C;

27/09/2004: Maior temperatura máxima absoluta, aquela registrada em um único local, 40,4°C Freguesia do Ò, Zona Norte;

06/09/2006: Menor temperatura mínima média na cidade 6,0°C

06/09/2006: Menor temperatura mínima absoluta, aquela registrada em um único local, 2,4°C Parelheiros, Zona Sul;

Já os recordes de temperatura ocorridos em novembro, desde 2004, segundo o CGE da Prefeitura de São Paulo, são:

Menor mínima média na cidade em 04/11/2022 com 9,8°C;

Menor mínima absoluta, aquela registrada em um único local - Estação meteorológica de Engenheiro Marsilac, Zona Sul, dia 03/11/2020 com 4,4°C;

Maior máxima média na cidade em 12/11/2023 com 36,9°C;

Maior máxima absoluta, aquela registrada em um único local - Estação meteorológica do Butantã, Zona Oeste, dia 11/11/2016 com 36,9°C e 04/11/2019, o mesmo valor na Vila Mariana, Zona Sudeste;

A média de chuva esperada na cidade para novembro é de 135,5mm, e até o dia 12/11/2023 foram contabilizados 14,4mm, o que representa apenas 10,6% do esperado. “É possível que tenhamos um novembro com chuvas abaixo da média esperada, já que em outubro foi registrado o dobro do normal. Essa situação é comum logo após um excesso, pois a atmosfera costuma ser compensatória”, finaliza o meteorologista da Prefeitura de São Paulo.

A semana começa sem mudanças. O sol brilha forte e o calor será intenso com máximas que superam os 35°C no período da tarde. Por conta disso, e dos baixos índices de umidade mantenha os cuidados redobrados com a sua saúde, como hidratação frequente e sempre que possível permaneça em local protegido do sol.

A segunda-feira (13) terá sol, poucas nuvens e temperaturas elevadas. Mínima de 23°C na madrugada, máxima de 37°C à tarde, e umidade do ar mínima de 20%.

Na terça-feira (14), o calorão continua. Os termômetros oscilam entre 22°C ao amanhecer e 37°C no meio da tarde. Há potencial para pancadas isoladas de chuva entre o meio e o fim da tarde. Essas precipitações serão rápidas, mal distribuídas e de baixo volume acumulado