Notícia na íntegra

Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Fibromialgia é mais comum em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos

Doença faz parte da campanha Fevereiro Roxo, que também trabalha a conscientização do lúpus e da demência de Alzheimer

Mais comum em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos de idade, a fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores que começam em uma parte específica do corpo e depois se espalham. Não tem cura mas, com o tratamento adequado, é possível aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Ao lado do lúpus e da demência de Alzheimer, a fibromialgia, também conhecida pela sigla FM, faz parte da campanha Fevereiro Roxo, criada para chamar a atenção da população sobre os sintomas e tratamentos disponíveis.

A fibromialgia se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta inflamação nos locais de dor. O sono não reparador (aquele que não restaura a pessoa) e cansaço são alguns dos sinais típicos da doença. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.

As causas da fibromialgia ainda não estão bem esclarecidas, mas a principal hipótese é que os pacientes apresentam uma alteração da percepção da sensação de dor. Isso é apoiado por estudos nos cérebros destes indivíduos em funcionamento, e também porque pacientes com FM desenvolvem sensibilidade do corpo, como no intestino ou na bexiga.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn