Terça-feira, 28 de Setembro de 2021 | Horário: 14:38

Praça Roosevelt sedia homenagem às mais de 38 mil vítimas da pandemia neste domingo

Evento na região central tem como objetivo reverenciar as pessoas que perderam suas vidas para a Covid-19

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove, no próximo domingo (3), a partir das 16h, um cortejo ecumênico que percorrerá o entorno da Praça Franklin Roosevelt, na região central. O evento será realizado para homenagear as mais de 38 mil pessoas que perderam suas vidas para a Covid-19 na cidade de São Paulo desde o início da pandemia. A atividade acompanha a instalação de um memorial artístico, que permanecerá disponível para visitação até 2 de novembro, Dia de Finados.

Amigos e familiares das vítimas poderão participar do cortejo que começará na face da praça voltada à Rua da Consolação. Velas serão acesas no local ao escurecer.

Memorial da despedida

No dia 2 de outubro, será instalado na Roosevelt um memorial temporário, composto por 38 mil cataventos, representando as vidas paulistanas perdidas para a doença. As peças foram confeccionadas por integrantes da Escola de Samba Vai-Vai, tradicional da região do Bixiga, com material reciclado adquirido junto à cooperativa Recifavela, da região de Vila Prudente. Uma arte pintada em mais de mil metros, assinada pelas artistas Negana e Carol Carreiro, completa a instalação com desenhos de corações.

As ações fazem parte do projeto Memorial da Despedida, que tem como objetivo não apenas fazer um tributo às pessoas que partiram, mas também oferecer uma oportunidade às suas famílias e amigos para que, finalmente, se despeçam com um ritual apropriado. Nos últimos 18 meses, medidas rigorosas de proteção e isolamento têm limitado a realização de rituais fúnebres, essenciais ao processamento da dor e do luto.

Fitas coloridas

As famílias que visitarem o espaço aos finais de semana serão recebidas por monitores e receberão fitas coloridas, para que possam escrever os nomes das vítimas e amarrá-las aos cataventos. O memorial está previsto para se encerrar em 2 de novembro. Nessa data a população poderá levar para casa o catavento correspondente à uma pessoa que partiu, para completar seu próprio ritual de despedida.
Para mais informações, acesse: www.memorialdadespedida.com.br